Tire dúvidas sobre as coberturas de gesso

Coberturas de gesso ainda são utilizadas para forrar tetos? Ajudam a isolar o barulho dos vizinhos de cima no caso de apartamentos?
O gesso é uma alternativa para forrar o teto e pode oferecer isolamento acústico mas não totalmente, porque a camada de ar existente entre a laje e o forro de gesso precisaria ser bastante espessa para poder abafar completamente sons mais fortes.

Porém, uma camada de ar muito grossa prejudicaria o pé-direito, encarecendo o custo final da edificação. Seria então necessário providenciar um preenchimento desta camada de ar com algum material (isopor, lã de vidro, placas/aglomerados a base de papelão) capaz de amortecer plenamente as ondas de som, e isto também implicaria em maiores gastos.
No caso de apartamentos, ruídos mais fortes acabam passando para baixo quando a camada de ar entre o forro de gesso e a laje é insuficiente (pouco espessa), ou ineficiente justamente por não conter algum tipo de material capaz de amortecer as ondas de som mais fortes,e facilmente perceptíveis no silêncio da noite.
Os diferentes estilos de gesso não interferem no isolamento acústico, todos têm a mesma condição. Porém os mais utilizados por uma questão de estética e economia da obra são os lisos e os que apresentam iluminação embutida.
Os ondulados são utilizados com mais frequência em restauração de construções mais antigas.
Abel Scripes, engenheiro
 

Ler 727 vezes
Entre para postar comentários
Top