A FALA DE SEU BEBÊ ESTÁ COM ATRASO?

Qual pai ou mãe não se derrete de alegria ao escutar seu filho pronunciando palavras com pequenos erros de pronúncia? “Cadê o binquêdo?”, nenê qué aga”, quéio a bóia” e por aí vai...

Realmente é bonitinho ouvir os pequenos falando desta maneira, mas os pais devem se policiar para não estimular o erro repetindo ou pedindo ao pequeno que repita a palavra errada. Uma pronúncia com trocas é perfeitamente normal até os 4 a 5 anos de idade. Mas é preciso estar atento aos tipos de trocas que a criança faz e se a sua fala está desenvolvendo conforme a criança cresce. O recomendado é que os pais ensinem o filho a falar corretamente desde o início da vida.
Existem etapas de aquisição e de desenvolvimento da fala. Quando uma criança não está desenvolvendo a fala, deve-se procurar uma fonoaudióloga para uma avaliação. As causas podem ser diversas e devem ser corrigidas o mais precocemente possível, pois se não for tratado corretamente, pode afetar a alfabetização da criança.
Dicas para estimular a fala do seu filho:
• Fale olhando para ele, de frente, de perto e articulando corretamente o som das palavras.
• Cuide da alimentação do seu filho não só em relação à nutrição, mas também com as texturas e forma de oferecer o alimento, pois a musculatura envolvida na mastigação e deglutição é a mesma da fala.
• A amamentação faz a estimulação adequada à respiração e musculatura orofacial, preparando-a para a fala.
• Certifique-se de que seu filho escuta bem. Se tiver dúvidas procure imediatamente ajuda profissional.
• Jamais corrija a criança pelo erro cometido, apenas repita o correto.
• Não use diminutivos ao falar com a criança, ela terá mais facilidade de falar mamá do que mamazinho, boneco do que bonequinho... A palavra mais curta fica mais fácil de ser memorizada e repetida.
• Nomeie tudo para a criança. A hora do banho é ideal para o pequeno conhecer as partes do corpo com as perguntas: “Onde está o pé? E o cabelo? Os olhos?”. Ou então: qual é a cor dessa maçã? Isso também deve ser feito quando ele acompanhar você ao supermercado, ao vestir a roupa, ao vê-la fazendo os serviços domésticos, na hora de comer e etc.
• Os pais devem falar de forma suave e correta com seu filho e observar se está dentro das etapas normais de desenvolvimento.
Para facilitar, coloco aqui os fonemas (sons) que a criança está preparada para fazer em cada fase do seu desenvolvimento:
*Encontro Consonantal
Esta tabela deve ser usada apenas como referência para ter noção do desenvolvimento normal da fala da criança, porém cada caso deve ser avaliado respeitando a sua individualidade.
Os pais precisam entender que a criança precisa sentir necessidade falar. É um processo novo e difícil para a criança. Se ela tiver tudo o que quer apenas apontando, não sentirá esta necessidade.
Em caso de dúvidas sobre o desenvolvimento da fala do seu filho, procure o fonoaudiólogo para uma avaliação.
Tire suas dúvidas por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
AUDIOMAX CLÍNICA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 Rua Maringá 607 - Centro - Ampére PR
Fone: 3547-1261 ou 8402-6536
 Av. Bruno Zuttion Ed. Uman - Centro - Realeza PR
Fone: (46) 3543-2683 ou 8807-8670

 

Ler 606 vezes
Entre para postar comentários
Top