O Envelhecimento  dos Cães

Assim como no homem, o processo de envelhecimento do cão é gradual.

Ele se inicia logo após o período de desenvolvimento, ou seja, a partir do seu 2º ano de vida. Um cão idoso está na faixa etária entre 09 e 18 anos. Só que, atualmente, é raro encontrar cães acima de 15 anos. E talvez isso se deva ao fato de que pouco tem sido feito para aumentar a expectativa de vida de nosso melhor amigo.                                           
Para que o cão tenha uma velhice tranqüila e saudável é importante que ela seja preparada ao longo de toda a sua vida, adotando-se alguns cuidados. Um deles relaciona-se aos dentes, considerados como um dos principais focos de problemas de coração.                                          .
Portanto, evite dar ao seu cão alimentos que ficam aderidos aos dentes. Durante três vezes por semana, faça a sua escovação para evitar cálculos dentários (tártaro), gengivite (inflamação da gengiva) e cáries. A escovação também é importante para prevenir a contaminação por bactérias que provoca a queda dos dentes e a inflamação da parte interna do coração (endocardite). Isso prejudica não apenas o funcionamento do coração, mas também o dos rins, fígado e pulmões.
O atendimento ao cão idoso se limita à tentativa de corrigir as doenças que não foram prevenidas. Portanto, ajude a tornar a velhice do seu cão mais saudável adotando as seguintes recomendações:
 * Alimentação balanceada (ração de boa qualidade) em quantidade adequada;
 *Água de boa qualidade, sempre renovada e disponível;
 *Ambiente tranqüilo e limpo (amenizar frio e calor excessivos);
 *Não alterar a rotina de vida do cão e respeitar os hábitos adquiridos ao longo de sua vida;
 *Exercícios leves e regulares;                                 
 *Escovação diária dos dentes e dos pêlos;
 *Visitas periódicas ao médico veterinário para as vacinações e exames gerais.
Cães idosos, mesmo saudáveis, precisam receber suplementação de vitaminas e minerais, com orientação do médico veterinário;
(Méd. Vet.. Claudemir Dal Molin - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Ler 748 vezes
Entre para postar comentários
Top