A boa convivência entre o cão e o bebê

A chegada do bebê numa casa que tem cachorro costuma gerar dúvidas quanto aos riscos que o animal pode representar para a saúde do recém-nascido.

Algumas doenças, que afetam o cão e o homem, como giardíase, leptospirose, raiva e verme geográfico, são facilmente evitadas quando se cuida bem do animal. Contudo, quando o cão é corretamente vacinado  com assistência de um veterinário e periodicamente vermifugado, não há motivos para preocupação.
Além das doenças infecto-contagiosas, a alergia ao pêlo do cão também é um problema que aflige os pais, receosos de os filhos adquirirem asma, rinite ou bronquite alérgica. Embora isto não deixe de ser uma realidade, pesquisas recentes vêm mostrando que quanto mais cedo a criança conviver com o cão, menor a chance de desenvolver tais afecções.
Em linhas gerais, portanto, pode-se concluir que o cão não representa perigo para o bebê. Desde que se cuide do animal corretamente, os dois poderão conviver tranqüilamente.
Não é raro o cão sentir ciúmes do bebê que acaba de chegar na família. E isto se manifesta com diferentes reações, como urinar onde antes não o fazia, mudar o apetite, destruir coisas ou simplesmente ficar deprimido quieto num canto. Estes comportamentos são para chamar a atenção e devem ser tratados sem violência ou sem isolar ainda mais o cãozinho.
É importante que o proprietário entenda o que está acontecendo e consiga um tempo, mesmo que curto, para se dedicar ao cão. Levá-lo para passear é sempre um bom remédio, assim como nunca deixar de afagá-lo por alguns poucos minutos que seja.
Geralmente, com receio de sujar o bebê, a mãe tende a não mais colocar a mão no cãozinho. Para estas mães cuidadosas, segue um conselho, antes de tomar banho, abrace muito o cão, dê bastante carinho a ele e brinque um pouco. Depois você irá tomar banho mesmo.
Também é importante apresentar o bebê ao cãozinho, mas com cuidado. Assim, ele irá aceitar melhor a situação. Para que ele já vá se acostumando com a criança, peça alguém para levar as roupas usadas pelo bebê para o cãozinho cheirar. Isso ajuda muito.
(Méd. Vet.. Claudemir Dal Molin - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Ler 783 vezes
Entre para postar comentários
Top