Gatos demarcando seu território

Todos os gatos são territorialistas por natureza, mesmo aqueles que vivem dentro de casa. Nesse caso, o território pode se limitar a uma parte da sala ou a uma poltrona favorita. Onde vivem vários gatos, os territórios tornam-se cada vez maiores e, juntos, eles acabando “dominando” aquele local, defendendo-o contra qualquer felino intruso.

                                         
De um modo geral, os gatos delimitam a sua área ou deixando marcas de unhas nas árvores e muros, ou depositando um cheiro bastante peculiar.O gato macho, especificamente, determina seu território com de jatos de urina, cujo odor é bastante desagradável.
Contudo, o método de marcação territorial mais universal, e felizmente bem menos repulsivo do que a urina, é esfregar a face e o corpo nos batentes das portas, móveis etc. Existem glândulas de cheiro nas laterais da face dos gatos as quais transferem seu odor particular para o local marcado. Por isso, é comum que o gato, antes de deixar a sua marca, fareje os lugares marcados por outros gatos. O hábito de se esfregarem nas pernas de seus proprietários também representa, parcialmente, uma maneira deles dizerem “você me pertence”.
Os gatos se reconhecem através de odores. Portanto, não se assuste se vir o seu gato roçando o focinho de outro. Eles estão apenas se cumprimentando e iniciando uma amizade. Cheirar a cabeça e a região anal também são gestos de carinho e equivalem a um aperto de mão ou troca de saudações. As secreções glandulares dessas áreas identificam cada gato com um odor particular. 

Méd. Vet.Claudemir Dal Molin
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Ler 787 vezes
Entre para postar comentários
Top