Imprimir esta página
Ensinando o seu cão

O adestramento dos cães deve ser iniciado no momento em que o filhote chega em casa.


O cãozinho deve aprender o significado de comandos como “Não”, “Muito Bem”, “Aqui”, etc.. Isso contribuirá muito para que ele não venha a ter problemas comportamentais na fase adulta, como agressividade. Com o adestramento, o cão vai entender quem ‘manda’ e isso é importante para se estabelecer uma hierarquia.

Você pode optar pela ajuda de um adestrador para orientá-lo. Procure ter referências sobre o profissional que irá contratar. Há pessoas não qualificadas que ensinam os animais com métodos violentos, o que será desastroso para o caráter do cão. O adestrador deve ter noções básicas sobre o estudo do comportamento dos cães. É importante que depois de algumas aulas, você comece a acompanhar o adestramento, ou seu cão apenas obedecerá o adestrador. Existem bons livros que ensinam você a educar o filhote, compreender a sua linguagem e até adestrá-lo.

O adestramento do animal, seja feito por você ou um profissional, NÃO INCLUI:
*bater no cão;
*prendê-lo a maior parte do tempo, seja na corrente ou canil, a fim de que ele se torne um animal bravo ou um bom cão de guarda;
*deixá-lo sozinho o dia todo e longe do contato com pessoas da casa;
*provocar o animal.
Jamais use esses métodos, isso só fará com que seu animal desenvolva agressividade desnecessária e se torne um cão incontrolável, trazendo perigo para os próprios donos.        

Méd. Vet.Claudemir Dal Molin
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Ler 765 vezes
Entre para postar comentários