A Importância de  Educar um Animal

Os acidentes em geral podem ocorrer em várias situações, mas é sempre a conduta humana responsável pelas reações do comportamento de cada indíviduo canino, independente da raça. Os acidentes podem ocorrer dentro da própria residência e contra o próprio dono, ou em locais públicos contra outras pessoas ou animais.


 O maior número de acidentes domésticos ocorrem com crianças, pois as mesmas costumam “desafiar” os limites dos animais. Um cão educado torna-se mais disciplinado e controlado, o que contribui bastante para a prevenção de acidentes, haverá também um relacionamento prazeroso, onde prevalecem a autoridade (do proprietário) e harmonia, seja nos passeios, em consultórios veterinários, na hora do banho, na hora da alimentação, nas brincadeiras, etc.

Todos os cães podem defender-se de algo ou de uma situação que represente perigo, e isto pode terminar em mordidas, portanto, o melhor é ensiná-los desde cedo. As crianças costumam divertir-se bastante deixando os cães a mil por hora. Se o filhote possuir temperamento calmo, não haverá problema, mas se for do tipo “esquentadinho”, a tendência é desenvolver um temperamento bastante agitado, o correto é não insistir em brincadeiras em que os filhotes sejam estimulados a morder.

A conscientização de proprietários para ensinar obediência e a orientação dos pais aos filhos em situações de riscos são também fatores importantes na posse responsável.

A necessidade real é que todos os proprietários ou condutores de cães procurem obter conhecimento de comportamento canino e ter habilidade para manuseá-los.

Méd. Vet. Claudemir Dal Molin - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Av. Bruno Zuttion 3547 – (046)3543-1919 - 9975-3880
REALEZA - PR

Lido 1223 vezes
Entre para postar comentários
Top