Natal + Chocolate + Cães = INTOXICAÇÃO

Todos os anos, nos dias que antecede o natal, faço esse alerta relacionado ao consumo de chocolate pelos cães. E mesmo assim, ano após ano aparecem animais intoxicados por chocolate.



 A grande maioria das pessoas adora chocolate e muitos dos cães também. No entanto, o chocolate de consumo humano não deve ser dado a animais. Os chocolates contem um alcalóide chamado Teobromina, e essa substância pode ser venenosa para o seu amigão.

As doses tóxicas são indicadas  em cerca de  100 mg/kg sendo fatais perto das  200 mg/kg. O chocolate de culinária  e o chocolate preto amargo  é o mais perigoso. Mesmo um cão com  o tamanho de um Labrador  poderia morrer se comesse 200 gramas de chocolate de culinária.

Os sinais variam dependendo da quantidade comida realmente e do estado  de saúde do cão, às vezes nenhum sinal é aparente e o cão será encontrado com uma falha cardíaca. Os sinais habituais  são, excitação e nervosismo, vômitos e diarréia , ingestão de muita água  e espasmos musculares.

Se  tiver alguma suspeita que seu cão comeu uma quantidade excessiva do chocolate, contacte o seu médico veterinário sem demora. Um dos problemas com envenenamento por  chocolate é que os sinais demoram a surgir  freqüentemente por mais de 12 horas. Um outro problema é que a teobromina uma vez absorvida pode às vezes permanecer  ativa  no corpo por até 24 horas antes de ser eliminada. A  morte na seqüência de ingestão de doses fatais ocorre tipicamente aproximadamente 24 horas mais tarde. Mesmo sem mostrar nenhun sinal é essencial que o cão seja mantido sob a observação próxima pelo   menos 24 horas para  verificação de algum sintoma anômalo.

Mas se realmente você gosta do seu Pet e queira fazer um agrado no Natal, procure no seu Pet Shop de confiança que você encontrara chocolates especiais para cães, que não possuem substâncias perigosas. Deliciem-se cada um com seu chocolate adequado e tenham um FELIZ NATAL.

Méd. Vet. Claudemir Dal Molin - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Av. Bruno Zuttion 3547 – (046)3543-1919 - 9975-3880
REALEZA - PR

Lido 1236 vezes
Entre para postar comentários
Top