Vai levar seu Cão para a praia?

O cão adora ir à praia, gosta de rolar na areia e se refrescar na água. E quando isso acontece principalmente na companhia do seu dono, melhor ainda, pois pode brincar junto com ele de correr, pegar bolinha etc.



Mas geralmente não é permitida a permanência de cães na praia. E, diga-se de passagem, esta é uma proibição justa, já que o cão pode urinar e defecar na areia. Sem falar do incômodo de jogar areia nos outros, quando brinca de rolar e cavar,  e ainda do medo que provoca nas pessoas, mesmo sendo manso.

Em algumas praias e campings, a presença do cão é até permitida, embora o ideal seja levá-lo para passear em outros lugares. Mas se você pretende levar seu cão para brincar em uma destas praias, seria politicamente correto tomar algumas precauções, em respeito às outras pessoas que também irão usar aquele local. Primeiro, ele deve estar devidamente vacinado e vermifugado, pois assim, não há possibilidade de transmitir qualquer doença.

Depois, é importantíssimo levar algumas sacolas plásticas para recolher as fezes e a urina do cão. Junto com os excrementos, deve-se também recolher toda a areia que estiver ao redor e jogá-la no lixo.

Recomenda-se ainda não deixar que o cão incomode as pessoas com latidos ou jogando areia. O medo delas também deve ser respeitado, mesmo que o cão seja manso. Afinal, você está num local público. Se tiver outras pessoas na praia, o certo é deixar o cão preso à coleira e guia.

Não se pode também esquecer dos cuidados com o próprio cão. É importante sempre levar um pote para oferecer a ele água fresca, filtrada ou mineral  e não deixá-lo ficar muito tempo exposto ao sol. Os cães que apresentam focinho rosado precisam usar filtro solar que não sai na água.

Méd. Vet. Claudemir Dal Molin - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Av. Bruno Zuttion 3547 – (046)3543-1919 - 9975-3880
REALEZA - PR

Ler 1388 vezes
Entre para postar comentários
Top