Cio da Cadela

Sobre a palavra “Cio” entende-se vulgarmente o acordar do instinto sexual da cadela e, combinada com ele, a disposição dela em aceitar o macho para acasalamento, o que acontece em geral duas vezes por ano, ao contrário do reprodutor que pode ser usado para cobertura durante o ano todo.


Hoje em dia, já se nota uma sensível diminuição na velha preferência por um macho em casa, e não uma fêmea, pelo receio de um cio e das conseqüências dele. Mas o fato deste fenômeno verificar-se apenas duas vezes por ano e ser de curta duração, com o completo desinteresse da cadela pelo outro sexo durante o resto do tempo, enquanto o macho permanece em expectativa constante os 12 meses do ano à procura de uma fêmea no cio, colocou novamente a cadela em posição não mais desprezada.
Muitas vezes acontece que a cadela ataca ou recusa o reprodutor na hora do acasalamento, Não raro cabe ao proprietário da fêmea a culpa, por ter se enganado ba contagem da entrada no cio, que se revela por uma perda de sangue. Mas não é tão fácil, como muitos pensam, determinar essa entrada com exatidão, pois o primeiro sinal pode ser tão insignificante que escapará à nossa vista, sobretudo porque muitas fêmeas costumam lamber essas gotas.
Existe, porém, um “jeito” bastante simples para determinar direitinho o início do cio. Um pouco antes de seis meses, quando calcula que vai começar o novo cio, deixe a cadela dormir em cima de um pano branco, que deverá ser controlado toda manhã. Nele se notarão gotas de sangue que ela perde e que não pode lamber porque penetram no tecido, desta maneira, sabe-se exatamente o começo do cio.
Contam-se então mais 10 ou 11 dias e tem início o período em que a maioria das cadelas aceita voluntariamente o macho, o corrimento sanguíneo começou a tornar-se esbranquiçado.
A cadela pode ser coberta por outros machos praticamente do primeiro ao último dia do período fértil, desta forma, se tiver relação com dois machos diferentes, poderá gerar filhotes dos dois machos.

Méd. Vet. Claudemir Dal Molin - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Av. Bruno Zuttion 3547 – (046)3543-1919 - 9975-3880 - REALEZA - PR

Ler 4375 vezes
Entre para postar comentários
Top