UTFPR ganha mais dois cursos de doutorado e um de mestrado

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou, na última reunião do Conselho Técnico-Científico (CTC), realizada nos dias 28 e 29 de fevereiro, em Brasília, dois novos cursos de doutorado e um de mestrado para a UTFPR. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (06).


Os cursos de doutorado são em Engenharia Mecânica e de Materiais para o câmpus Curitiba e Engenharia de Produção para o câmpus Ponta Grossa. O de mestrado é em Engenharia Mecânica do câmpus Cornélio Procópio.  Com esses novos cursos, a UTFPR conta agora com 23 programas de Pós-Graduação ofertando cinco cursos de doutorado, 16  mestrados acadêmicos e sete mestrados profissionais.

Durante a reunião, o diretor de avaliação do CTC, Lívio Amaral, fez referência à Universidade Tecnológica. Ele disse ter ficado muito satisfeito com o que viu na UTFPR, em visita a instituição no final do ano passado. Segundo Amaral, muitas das instituições, principalmente as públicas, deveriam fazer uma visita a UTFPR como motivo de reflexão e aprendizagem de como uma instituição de ensino superior pode ser organizada, dinâmica, com planejamento e foco muito bem definidos e com uma excelente estrutura organizacional. Comentou também o fato da descentralização da instituição nunca ter sido visto como um elemento dificultador, tendo hoje pós-graduação de qualidade e potencial distribuídos em praticamente todos os câmpus.

Com os novos cursos de doutorado, a instituição chega a um marco histórico. Em 2006, a UTFPR tinha apenas quatro programas de pós-graduação e, agora, são 23.
Programas

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais do Câmpus Curitiba e o de Engenharia de Produção para do Câmpus Ponta Grossa já ofertavam os cursos de mestrado, aprovados com conceito 4, e agora terão os de doutorado.

O Programa de Engenharia Mecânica do câmpus Cornélio Procópio foi aprovado nessa reunião com conceito 3.

Lido 4734 vezes
Top