Geral - Jornal Novo Tempo

Aconteceu na Faculdade de Ampére - FAMPER nos dias 27 e 28 de setembro o curso intensivo: Hipnotize seus Clientes – Técnicas avançadas de PNL (Programação NeuroLingüística) e Atendimento aos Clientes que contou com a presença de 60 participantes, das mais variadas áreas de atuação empresarial e segmentos da sociedade de Ampére, Santa Izabel do Oeste, Realeza e Francisco Beltrão.

O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento de nossas reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.
A hora da separação de um casal é sempre um momento difícil, pior ainda quando pai e mãe se separam, disputando a guarda do filho. Desde a aprovação do divórcio no Brasil em 1977, a esmagadora maioria das separações manteve a guarda das crianças com as mães.

Improcedente – O Jornal Novo Tempo foi acusado de cometer crime eleitoral. A Justiça Eleitoral atestou que agimos dentro dos limites constitucionais e legais de liberdade de imprensa, exercendo validamente o direito de informar.

 

Tudo depende do eleitor - É ele quem avalia bem ou mal um governo. É ele que responde aos estímulos dos candidatos conferindo-lhes - ou não - uma identidade clara. É ele quem se lembra ou se esquece dos candidatos. A cabeça do eleitor é lógica e não pode ser ludibriada facilmente, nem mesmo pelas mais avançadas técnicas de comunicação e publicidade.

 

Drª Branca é homenageada – O trabalho realizado pela Justiça Eleitoral da Comarca de Barracão que atende os municípios de Barracão, Salgado Filho, Bom Jesus do Sul, Manfrinópolis e Flor da Serra do Sul, de orientação para os candidatos e para os eleitores, recebeu homenagem do TRE/TSE. A Drª Branca Bernardi, Juíza Eleitoral da Comarca assim definiu a homenagem: "A homenagem pelo TRE/TSE foi recebida com muita festa aqui pelo Fórum! Ficamos muito, muito felizes! É algo muito importante no mundo jurídico!".

 

Candidatos e coligações estão de parabéns – A campanha eleitoral deste ano é atípica. Com raríssimas exceções, a maioria dos candidatos e coligações estão trabalhando embasados em propostas e no corpo-a-corpo. É uma campanha às escuras, cega. Se por um lado o candidato fica na incerteza, por outro lado, o eleitor tem preservado o seu direito de manter o voto em segredo. Entre as vantagens, diminui a pressão, diminui a despesa e a corrupção eleitoral. Enfim, a campanha eleitoral é igualitária para os candidatos e partidos. Mas precisamos evoluir ainda mais.

 

Frio faz transferir sorteio – O Supermercado Central de Realeza tinha programado para sábado passado a festa de aniversário e o sorteio de carro zero quilômetro. O frio intenso que atingiu a região fez com que o evento fosse transferido para este sábado, 13. Mais uma semana para aproveitar as super promoções e conquistar mais cupons para concorrer ao prêmio.

 

Semana Farroupilha – Os tradicionalistas da região estão comemorando o Dia do Gaúcho, 20 de setembro. Organizados nos CTGs, a Semana Farroupilha traz muita amizade e integração com a valorização dos bons costumes. Na semana passada, Bela Vista da Caroba e Santa Izabel do Oeste reuniram a gauchada e fizeram a festa. Porco a Caroba em Bela Vista da Caroba e Costelão Assado em Santa Izabel do oeste foram os destaques na gastronomia.

 

Comprometimento - Rubens Foleto (PDT) e Sadi Malacarne (PMDB) lideram uma grande frente política, trabalham firme na campanha eleitoral e pretendem continuar o governo de Jair Morgan em Nova Prata do Iguaçu. As reuniões nas comunidades e o corpo-a-corpo na casa dos eleitores é o formato adotado nas eleições de 2008.

 

Serraglio vai tentar - O deputado federal Osmar Serraglio (PMDB) terá um caminho tortuoso para conseguir firmar a candidatura à presidência da Câmara. Além de enfrentar o presidente do partido, Michel Temer, ele terá de unificar os apoios dentro de casa. Dos 30 deputados da bancada paranaense, sete são peemedebistas, número considerável em uma disputa interna na legenda, que tem 95 nomes na Câmara. Mais experiente parlamentar do PMDB do Paraná, Max Rosenmann já anunciou de que lado está. Segundo ele, Temer é um carro de Fórmula-1 e, Serraglio, um bólido da Stock-Car.

 

Será? - A cidade que tiver criança na rua terá político na cadeia. É o que prevê uma proposta de emenda à Constituição aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara na semana passada. O projeto é do paranaense Alceni Guerra (DEM). Segundo o texto, autoridades que não atuarem para manter crianças na escola podem ser demitidas e tornarem-se inelegíveis. Alceni espera que a matéria seja encaminhada agora para uma comissão especial, a ser designada pelo presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP).

 

Isso é que é defesa da saúde – O (mau) exemplo está aí. Enquanto o Ministério da Saúde, subordinado ao Presidente da República, gasta milhões para conscientizar a população sobre os males que o cigarro causa à saúde, o comandante, apenas queima a idéia e diz que ele não se importa em fumar no Palácio do Planalto, porque lá é a sala dele.

Roberto Viganó lidera - O candidato Roberto Viganó (PDT) está na liderança da disputa pela prefeitura de Pato Branco. Na primeira pesquisa realizada pelo Ibope, divulgada dia 3, Viganó teve 49% das intenções de voto. Nereu Ceni (PCdoB) é o segundo colocado com 20%. Logo atrás aparece Peterson Cantu (DEM) com 15%. Brancos e nulos representaram 2% da pesquisa. Os indecisos chegaram a 13%. A margem de erro é de 4%, para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada a pedido da Rede Paranaense de Comunicação (RPC). Foram ouvidos 504 eleitores. O levantamento foi registrado na 73.ª Zona Eleitoral de Pato Branco, com o número 06/08.

 

Beto Richa tem 71% - Pesquisa de intenção de voto para prefeito de Curitiba divulgada sábado (6) pelo Datafolha revela que Beto Richa (PSDB) segue como líder isolado, com 71% das intenções de voto. A candidata Gleisi (PT) mantém a segunda posição, com 15%. Em relação ao levantamento realizado nos dias 21 e 22 de agosto, o tucano havia caído 1% e a petista conseguido oscilação positiva de 3% (de 12% para 15%). Fabio Camargo (PTB), que no primeiro levantamento teve 3% das intenções aparece em terceiro com 2%, mesmo índice da segunda pesquisa, e Reitor Moreira (PMDB) mantém o 1% das intenções de voto já registrado anteriormente. Ricardo Gomyde (PC do B) somou 1% das intenções de voto. O candidato ainda não havia pontuado na pesquisa Datafolha. Já, Bruno Meirinho (PSOL), Maurício Furtado (PV), e Lauro Rodrigues (PT do B) não atingiram 1%. Declaram votar em branco ou nulo, 4% (mesmo percentual das duas últimas pesquisas). Indecisos somam 6%. O Datafolha ouviu 814 eleitores nos dias 4 e 5 de setembro de 2008, na cidade de Curitiba. A margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos.

 

TRE impugna candidatura de Belinati - Antonio Casemiro Belinati (PP) teve com sua candidatura impugnada sexta-feira (5). Decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) cassou o registro dele para o pleito em Londrina. Por 5x1, os desembargadores desaprovaram as contas de 1999 de Belinati a frente da Prefeitura de Londrina, acatando recurso do Ministério Público Eleitoral. Segundo o MP, Belinati feriu o ‘princípio da moralidade’. As contas já haviam sido reprovadas pela Câmara e pelo Tribunal de Contas do Estado (TC). A defesa de Belinati garantiu que vai recorrer da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral. O TSE tem até o dia 25 de setembro para se manifestar.

 

Ex-prefeito desiste de candidatura após impugnação - O ex-prefeito de Peabiru, Marcos Lopes (PPS), desistiu de concorrer ao pleito municipal deste ano. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) indeferiu recurso apresentado pela coligação ‘Renasce a Esperança’, de Lopes. O Tribunal de Contas do Paraná (TC) reprovou as contas de três dos quatro anos de governo de Lopes (2001, 2002 e 2004). As decisões foram mantidas pela Câmara Municipal de Peabiru, cidade da região central do Paraná, próxima de Campo Mourão. O pedido de impugnação foi apresentado pelo PMDB local. A coligação ‘Renasce a Esperança’, de PPS e PSC, terá como candidato Elizeu Zacarkin, que foi vice de Lopes na gestão 2001/04. O novo candidato a vice é Marcos Lopes Júnior.

 

Cerveja e cachaça indicam crime eleitoral em Magé - No município de Magé, a Justiça Eleitoral também vai apurar denúncias de que sacolés (saquinho plástico com líquido) contendo cachaça e latas de cerveja teriam sido distribuídos pela prefeita Núbia Cozzolino (PMDB). Núbia também é acusada de apropriação e desvio de verbas públicas e formação de quadrilha. Conforme denúncia do MPE, ela seria, ainda, a líder de uma quadrilha que age desde 2005 em Magé e que teria desviado mais de R$ 100 milhões dos cofres do município.

 

A vida é bela - E fica ainda mais bela quando acasos e coincidências venturosas acontecem. Um desses acasos contemplou a senhora Rosane de Fátima Pires Pereira. No dia 28 de julho, ela foi nomeada para um cargo em comissão (DAS-4) no Tribunal de Contas, de acordo com a Portaria 261/08 assinada pelo presidente Nestor Baptista e publicada no "Atos Oficiais do TC" do dia 8 de agosto. A nomeação saiu cinco dias após o desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira conceder a polêmica liminar que garantiu a posse de Maurício Requião como conselheiro do Tribunal de Contas. A venturosa coincidência consiste no fato de a nomeada Rosane Pereira ser esposa do desembargador Xisto Pereira. Só isso.

 

Olho vivo no Nepotismo - Não foi fácil promover esta suposta reengenharia para fugir dos ditames da Súmula 13 – olha aí o número do azar! – que proibiu o nepotismo. Tudo começou no dia 20, quando o governador anunciou a nomeação de Eduardo como secretário especial de Assuntos Portuários. Nessa mesma data, o site de legislação da Casa Civil publicava o decreto respectivo, com o número 3.308. Repentinamente, porém, deram sumiço no decreto. Não houve explicações – mas os mais atentos passaram a suspeitar de que alguma coisa diferente estava acontecendo nos cantos escuros do Palácio das Araucárias. Quando o Decreto 3.308 reapareceu, mas tratando de assunto completamente diverso: tornar sem efeito o Decreto nº 3.580, de 2004, que demitiu Elizabete Moreira. No mínimo, isto significa que Eduardo Requião nunca foi secretário especial de Assuntos Portuários, pois não existe mais o decreto que o nomeou. Vai virar Secretário dos Transportes.

 

Olho no Senado - O deputado Ricardo Barros, presidente estadual do PP, já não esconde de mais ninguém: quer eleger-se senador em 2010. Organizou o partido nos 399 municípios do Paraná e nos últimos meses tem se dedicado a visitar um por um para sedimentar a estrutura da campanha. Faltam 20 cidades para completar o périplo. Barros tem se mostrado um hábil político. Em Brasília, é prestigiado vice-líder de Lula, com trânsito fácil nos ministérios – tanto que conseguiu para Maringá, sua terra, mais recursos do que os obtidos pelo governo estadual para o Paraná inteiro. Mas aqui, internamente, atua na oposição. Integra a frente de apoio a Beto Richa, do PSDB.

 

Candidato ao governo – Em conversa que mantivemos com o senador Alvaro Dias (PSDB) uma afirmativa que não surpreende a ninguém. É candidato ao governo do estado em 2010. Indagado se haveria um acordo com o irmão, senador Osmar Dias, disse que quem estiver melhor e com boa estrutura, sai candidato. Durma com um tiroteio destes! Assim, são pré-candidatos ao governo do Estado, o atual vice-governador Orlando Pessutti (PMDB), Osmar Dias (PDT) e Alvaro Dias (PSDB) e não será surpresa, se a diferença for mantida, que o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), não entre na parada.

 

O Ministério do grampo - Um balde de grampos no ventilador. Será que as escutas que flagraram o presidente do STF, Gilmar Mendes, foram realmente feitas pela Abin? E, se o caso está na conta da agência, quem encomendou? Em Brasília é consenso de que Mendes e uma parte da Polícia Federal - o núcleo Satiagraha, de Protógenes Queiroz - não são lá muy amigos. Funcionaria assim: o ministro não gosta dos policiais porque acha que foi grampeado e os policiais não gostam do ministro porque ele solta aqueles que eles acabaram de prender (vide o banqueiro Daniel Dantas). Mas há vários outros suspeitos, além da PF ou de um trabalho free-lancer da Abin. O presidente da CPI das Escutas Telefônicas, Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), comenta que elas podem ter sido motivadas pela megafusão entre Brasil Telecom e Oi. No fundo, ninguém sabe quem é o mandatário do grampo. A certeza é que será papel do governo descobri-lo. Só assim a presidência deixará de figurar entre os principais suspeitos.

 

Perguntinhas – Quem investiu em celulares para driblar a conta telefônica que chega em casa e pode ser conferida por todos, está tranqüilo? O grampo passará a ser o inimigo oculto? Somos um país de arapongas?

 

Perguntinhas 1 – A lei do nepotismo fará alguma vítima? Tem vereador que empregou mulher, filha, primo, tio, sobrinho, claro, tudo com a concordância do executivo, e anda cantando de galo e tem aqueles que resolveram propor a criação lei municipal contra o nepotismo? Quem é o espertalhão? Aquele que burla a lei ou aquele que quer plagiar a lei existente?

 

Perguntinhas 2 – A perseguição vai continuar? Até quando? Quem será a próxima vítima? Haverá disposição para discutir desenvolvimento?

A possibilidade de trocar de operadora de telefone e manter o número --a chamada portabilidade numérica-- começará a partir desta segunda-feira em vários locais do país. A primeira etapa inclui 16 milhões de clientes. A mudança terá custo de R$ 4 -- a previsão inicial era de que a taxa ficasse em R$ 10.

A realização da 11.ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorreu em clima de tranqüilidade em todo o país. Mais de 4 milhões se inscreveram para a avaliação. Nenhuma ocorrência que comprometesse o andamento das provas foi registrada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Com a finalidade de promover a integração entre os programas sociais com atividades sócio-culturais e de lazer, as crianças e adolescentes do PETI Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e do FIA Projeto de Contra Turno Social participaram no dia 11 de julho da Festa Julina com apresentações de quadrilha, casamento caipira, música country com muita descontração e oferta de um variado lanche típico.
Inaugurou dia 28 de junho mais um espaço jurídico em Santa Izabel do Oeste.
Em clima de festa e descontração, a Conexão Modas de Realeza iniciou a semana de forma diferente.
Aproveitando a época de São João, a equipe preparou diversas surpresas para os clientes que visitarem a loja. Até sábado, as pessoas desfrutarão de comidas típicas caipiras, além de contar as novidades da moda dessa estação.
“Há flores por todos os lados. Há flores em tudo o que eu vejo”. Apesar de não ser primavera, as flores estão por todos os lados, os ipês encantam a todos, não vemos mais folhas e sim somente belas copas que enchem os olhos de quem aprecia. Mas, não são só os ipês que estão floridos nesta época, muitas flores preferem o inverno para transformar a paisagem em mais bela ainda.
Top