Raio-X - Jornal Novo Tempo
Quinta, 30 Janeiro 2014 15:48

Raio-X

Escrito por

Racionamento de água – O forte calor dos últimos dias e a deficiência estrutural da Sanepar está trazendo muitos problemas em várias cidades do Paraná.

Terça, 28 Janeiro 2014 16:08

Raio-X

Escrito por

Articulação – O Jornal Novo Tempo tem veiculado matérias em conjunto com os jornais Opinião e Folha do Sudoeste, com sedes em Francisco Beltrão.

Quarta, 08 Janeiro 2014 09:15

Raio-X

Escrito por

Promessa velha/nova

Estamos já com uma semana em 2014. Ano novo e promessa antiga: aprovar a reforma política no Congresso Nacional.

Terça, 26 Novembro 2013 15:34

Raio X

Escrito por

Homenagem aos pioneiros

A Câmara Municipal de Santa Izabel do Oeste realizou sessão solene para homenagear a Comissão Pró-Emancipatória do município e a primeira legislatura. Emancipado em 29 de novembro de 1963, o cinquentenário teve uma programação diversificada com a participação de vários segmentos em eventos e ações comemorativas. A administração municipal e comunidade estão valorizando a ação dos pioneiros. Uma volta ao passado que com suas peculiaridades, tinha as dificuldades, mas também histórias cheias de vida, de criatividade e de desafios. Poucas pessoas da época estão no município, mas parte da família, parte dos investimentos e a história aqui permanecem. Dos participantes da primeira legislatura e do movimento emancipacionista, duas se fizeram presentes. O empresário Nestor Bocchi que participou da comissão pró-emancipacionista e do primeiro vice-prefeito, Alderino Sponchiado. Familiares representaram outros homenageados e se sentem orgulhosos por fixarem raízes na história izabelense. Os vereadores, a administração municipal e a comunidade izabelense, rendem homenagem a quem fixou raízes e promoveu a transformação e o desenvolvimento do município.

 

Boa notícia

O Paraná é agora a quarta economia do Brasil. Ultrapassamos esta semana o Rio Grande do Sul. Somos a 6ª população brasileira. Nos últimos meses, somos a unidade da federação que mais empregos cria. Enfim, o Paraná é uma realidade progressista do Brasil. Pena que o governo federal não nos vê assim. Somos tratados como um Estado de “quinta”. Que os nossos deputados federais, os nossos senadores da República e os nossos ministros alertem o País que o paranaense é também brasileiro.

 

Festa com o dinheiro do povo

Jato para o combate à corrupção - Os réus do julgamento do mensalão foram transportados de São Paulo e Minas para Brasília em um jato ERJ 145-XR, fabricado pela Embraer, com capacidade para 50 passageiros, adquirido de fábrica pelo Ministério da Justiça em 2009 para a Força Nacional de Segurança Pública.

Na época da entrega do avião, o então ministro da Justiça, Tarso Genro, declarou que a aeronave iria reforçar a frota da PF e seria usada no combate a crimes ambientais e no combate à corrupção. “Esse avião dá à Força Nacional uma agilidade para que, entre 24 e 48 horas, ela esteja à disposição dos governadores, em qualquer ponto do país, além de reforçar a frota da Polícia Federal, em função do combate aos crimes ambientais e, obviamente, do combate à corrupção”, afirmou. A Força Nacional foi criada pelo presidente Lula em 2004 e é formada pela Polícia Federal e pelas polícias estaduais.

O país possui uma frota de 201 aeronaves dedicadas à segurança pública. Destas, 69 são aviões e 132 helicópteros. Mas muitas estão no chão por falta de manutenção. Essas aeronaves estão distribuídas nos Estados e também em órgãos como PF, Funai e Polícia Rodoviária. Agora, foram usadas para fazer festa no transporte dos mensaleiros.

 

Centro da Embrapa

Com a proximidade da eleição, se anuncia o Centro de Pesquisa e Difusão de Tecnologia no Sudoeste, uma ideia, sem um projeto definido pelas lideranças do sudoeste. Anuncia-se também que o futuro projeto fará parte do Orçamento da União de 2014 através de uma Emenda de bancada e que deverá consumir R$ 60 milhões. Com a ideia de levar conhecimento, fazer a transferência de tecnologia que a Embrapa possui, para os agricultores familiares da nossa região e adaptar as tecnologias já existentes para as necessidades do Sudoeste o projeto precisa ser adotado por algum município da região. Enquanto não houver uma discussão, a emenda de bancada atenderá interesses de deputados que irão pleitear a reeleição. 

 

PMDB na encruzilhada

Na política, 2014 já chegou e o PMDB, embora diga que tem três opções, na verdade, adotou uma: fechar com a presidente Dilma Rousseff e liberar seu pessoal nos estados. Isso porque, passados 10 dias das eleições internas do PT, os peemedebistas não receberam uma sinalização em relação aos palanques que desejam. Ok, foi uma semana atípica em função das prisões do mensalão, com o PT dedicado a reagir. Mas a vida segue e é preciso cuidar de acertar os palanques, sob pena de comprometer a aliança pela reeleição de Dilma.

Os estados mais complicados são mesmo Rio de Janeiro, Ceará e Bahia. Isso sem contar aqueles nos quais os dois partidos são adversários tradicionais, por exemplo, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Por falar na Bahia, o ex-deputado Geddel Vieira Lima telefonou. Queria dizer que não jantou com Aécio, mas confirmou que conversaram. “Conversei com Aécio, com Eduardo Campos, só não conversei com Dilma porque ela não me chamou”, contou. Os tucanos garantem que a conversa entre Aécio e Geddel foi pra lá de boa. Anúncios no PMDB da Bahia, entretanto, só mesmo no ano que vem. Depois do trio elétrico. Até lá, ele segue com vários caminhos. A propósito, as outras duas opções são o partido fechar 100% com Dilma ou abandoná-la de vez. Essas hipóteses estão descartadas hoje.

 

PMDB do Paraná

Informações de altos dirigentes do PMDB do Paraná é que o partido está alinhado com o governador Beto Richa e indicará o vice-governador na chapa encabeçada pelo governador que disputará a reeleição. Os nomes mais fortes dentro do partido são o do presidente da sigla, deputado federal Osmar Serraglio que foi o relator da CPI dos Mensaleiros que culminou com a condenação de 23 pessoas, dos quais, 11 já estão presos. O outro nome é o do deputado Caito Quintana. O nome de Caito ganha projeção para poder anular a pretensão do senador Roberto Requião que desafia o partido e quer disputar o governo. Requião, na eleição seria uma metralhadora ambulante, disparando contra o PT de Gleisi e Dilma e contra o governador Beto Richa.

 

Ratinho é candidato a deputado estadual

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior (PSC) é candidato a deputado estadual nas eleições de 2014. Cotado para ser vice na chapa encabeçada por Beto Richa, Ratinho atenderá o pedido do partido e disputará uma vaga na Assembleia Legislativa abrindo espaço para o PMDB formar a chapa majoritária com o governador. A decisão é comemorada pelos pré-candidatos a deputado estadual e federal do PSC. Com Ratinho disputando o legislativo, abrem-se possibilidades para outras candidaturas, já que é um exímio puxador de votos. Calcula-se que Ratinho faria em torno de 300 mil votos e com isso, puxaria com certeza, mais 4 deputados estaduais e daria um bom alento para os candidatos a deputado federal.

 

Candidaturas no Sudoeste

Com a possibilidade de ratinho Júnior ser candidato a deputado estadual e com a possibilidade de Caito Quintana ser candidato a  vice na chapa de Beto Richa, abrem-se novos horizontes para as pré-candidaturas do ex-prefeito de Francisco Beltrão, Wilmar Reichembach (PSC), do ex-prefeito de São Jorge D’Oeste, Luiz Corti (PSC), do suplente de deputado estadual, Guto Silva (PSC) e haverá pelo menos uma vaga para o PMDB, que pode ser ocupada por Luiz Carlos Gotardi, ex-prefeito de Salto do Lontra, ou por Jaime Carniel, ex-prefeito de Pinhal de São Bento. Outro nome que surge na região, é do ex-prefeito de Salto do Lontra. Nelsi Maria, o “Vermelho”, que está filiado no PTB. Teremos os nomes tradicionais de Ademar Traiano (PSDB), Nelson Luersen (PDT), Luciana Rafagnin (PT) e em lugar da deputada Rose Litro, vem para concorrer o filho, Paulo Litro (PSDB).

 

Eleição na Amsop

No dia 19 de dezembro acontece a eleição para a escolha da nova diretoria da Amsop. Atualmente, o presidente é o prefeito de Honório Serpa, Rogério Benim. A movimentação é para que o novo presidente seja Ricardo Ortiña, de Santo Antônio do Sudoeste.

 

"Pronto, falei".

Ministro de Lula e fundador do PT, Olívio Dutra defendeu as prisões de José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares. Disse que não deveria ser diferente e que não os considera presos políticos. “Com todo o respeito que essas figuras têm, mas não é o passado que está em jogo, é o presente, e eles se conduziram mal”, afirmou. É o tal do “fogo amigo”.

 

Violência contra a mulher

No dia 25 de novembro, foi comemorado o Dia Internacional do Combate a Violência contra a mulher. A cada três minutos uma mulher é violentada no Brasil. Entre os anos de 1980 e 2010, foram assassinadas mais de 92 mil mulheres no país. Nos últimos dez anos, foram 43,7 mil assassinatos, representando um aumento de 230% em relação ao período anterior. Estes dados foram apresentados em agosto deste de 2012, com o Mapa da Violência – Homicídios de Mulheres no Brasil, um estudo do Centro Brasileiro de Estudos Latino- Americanos, Cebela, baseado em informações do Ministério da Saúde. Esses números precisam mudar. Não fique calada, denuncie. Ligue 180. Uma vida sem violência é um direito da mulher.

 

Você acha que cabe mais?

O economista José Roberto Afonso, especialista em contas públicas, apresentou, sexta, no Ministério das Cidades, em Brasília, um estudo que mostra, veja só, que o brasileiro paga um IPTU camarada. “O Brasil é o campeão mundial de carga tributária entre os emergentes, mas na hora de tributar os imóveis, cobra menos impostos que a China, Rússia, Bulgária, Cazaquistão e Letônia.” Israel, por exemplo, cobra cinco vezes mais do que o Brasil.

Para ele, tem prefeito que prefere pedir verbas em Brasília ou aos governadores ou então cobrar impostos embutidos nos preços de mercadorias, porque passam despercebidos pelos contribuintes.

Um estudo dos professores Lucio Rennó (UnB) e Carlos Pereira (Ebape-FGV), premiado semana passada pelo Tesouro Nacional, concluiu, após avaliação detalhada, que “municípios que receberam recursos de emendas parlamentares por mais tempo, reduzem a mortalidade infantil, bem como aumentam a geração de emprego formal e incrementam o salário na esfera municipal.

 

Em 11 meses, 52 quilos a menos

Em janeiro, o comunicador pato-branquense Fabiano Marangon, 30 anos resolveu por conta própria dar fim a sua vida sedentária. Com quase 150 quilos, mudou sua alimentação e passou praticar exercícios. Um mês após, havia perdido 10 quilos, e então, procurou ajuda de nutricionista que o auxiliou na reeducação alimentar.

Agora com 52 quilos a menos, o radialista tem mais um desafio pela frente. No dia 31 de dezembro, participa da Corrida de São Silvestre, em São Paulo. Com esta prova, ele terá participado de 14 competições em 2013. Em troca, tem mais disposição e melhoria na respiração e sono. Vamos mudar de vida? Aproveite o verão.

 

Terça, 22 Outubro 2013 21:59

Raio-x

Escrito por

As ruas deram em nada

Em junho, quando Dilma Rousseff anunciou o seu pacto de cinco pontos e Renan Calheiros montou no Senado uma agenda positiva em resposta à revolta das ruas, a opinião pública estranhou o súbito prestígio que adquirira em Brasília. Hoje, decorridos quatro meses dos protestos que atemorizaram os políticos, verifica-se que, à exceção de um par de providências que o governo já havia programado antes do ronco do monstro, nada do que foi prometido prosperou. A opinião pública não teve nem tempo de se orgulhar de sua nova importância.

Quarta, 04 Setembro 2013 13:33

Raio-X

Escrito por

Independência? - Festa com nosso dinheiro (farra) - O que você acha do ministro do STF, Joaquim Barbosa, pedir aumento no salário para mais de R$ 30 mil fora as mordomias e o salário mínimo ir para R$ 722 no ano que vem? Acha justo? Você acha justo a gente criar o primeiro deputado presidiário do Brasil, como é o Donadon? Você acha justo e correto ninguém saber o que está na ficha corrida do ex-prefeito Eduardo Gaievski sob a tutela de “segredo de Justiça”. Uns dizem que são 38, outros que são 23, outros que as meninas eram tanto estupradas que repetiram (sic) por mais de uma vez e recebiam dinheiro pelo estupro! Cruz credo! O que existe de verdade? Qual é a identidade das acusações? E a farra com o nosso dinheiro para capturar pessoas que foram informadas pela exclusividade dada ao furo de reportagem? Isso é Justiça? Isso é realmente trabalhar pelo povo? Até quando pagaremos a farra irresponsável de quem deveria zelar pelo patrimônio brasileiro e dos brasileiros? O que aconteceu com as manifestações populares? O que nós ganhamos saindo às ruas pedindo a reforma dos políticos e não da política? Nós ganhamos essa parafernália toda! E a presidente Dilma abrindo a carteira e liberando emendas parlamentares para os nossos deputados federais. E estes deputados federais votando contra os interesses dos municípios para poder aqui chegar e dizer que estão trabalhando pelos nossos municípios, pela nossa região e trazendo emendinhas parlamentares? Sábado, 07 de setembro, é Dia da Independência do Brasil. Reflita; Somos realmente independentes? Somos escravos de quem, desta vez? Enquanto isso, festeje o feriado e procure saber se podemos vencer as amarras que foram feitas para continuar pagando um monte de gente, para fazer festa com o nosso dinheiro e zombar do nosso suor. Pense nisso...

 

População sudoestina aumenta – O sudoeste do Paraná aumentou em mais de 26 mil pessoas a sua população em três anos, segundo estimativa do IBGE, em relação ao Censo de 2010. O Diário Oficial da União (DOU) publicou nova estimativa do número de habitantes brasileiros. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a população ultrapassou 200 milhões - nós somos 201.032.714 brasileiros. O Paraná conta com 10.997.462 habitantes e a região Sudoeste teve um acréscimo de 21.569 em relação a 2012 do PR. Francisco Beltrão continua como o município com maior população, subiu de 80.727 para 84.437 e Pinhal de São Bento é o menor município em população, mas aumentou em quase 100 pessoas, em três anos. (Veja tabela). Na estimativa deste ano, os municípios de Bela Vista da Caroba, Boa Esperança do Iguaçu, Honório Serpa, Manfrinópolis, Salgado Filho e Sulina reduziram sua população. Os dados são baseados na última década e são analisados os números de óbitos, nascimentos e migração. As estimativas da população residente para os municípios brasileiros tiveram como data de referência 1º de julho de 2013 e foram elaboradas a partir da projeção da população para cada Estado, incorporando os resultados dos parâmetros demográficos calculados com base nos resultados do Censo 2010. Os dados levantados pelo IBGE servem também como base para o Fundo de Participação dos Municípios, que é formado pelo IPI, Imposto de Renda e pelos critérios de repasse pelo número de habitantes. Os trabalhos do IBGE, que tem uma tabela atualizada, é repassado para o Tribunal de Conta (TCU), que faz a base para o repasse do FPM, mas o instituto nada interfere nas contas.

 

Aumenta a população de Planalto, Santa Izabel do Oeste e Salto do Lontra - Na atual estimativa, as populações de Planalto, Salto do Lontra e Santa Izabel do Oeste cresceram e pode recuperar o repasse de FPM que foram perdidos devido os dados anteriores apresentarem queda de população. Os prefeitos ainda não sabem informar se terão aumento de arrecadação, mas os dados servem para isso e novidades devem ocorrer nos próximos dias. Os números divulgados pelo IBGE e publicados pelo Diário Oficial da União podem ser contestados pelos gestores municipais. De acordo com a Lei nº 8.443, os municípios têm até 20 dias, a partir da data de publicação, 29 de agosto de 2013, para interpor contestações junto ao Instituto, que, após examiná-las, deve enviar até o dia 31 de outubro as estimativas definitivas ao Tribunal de Constas da União (TCU).

 

Francisco Beltrão tem o maior ICMS da região – A Secretaria de estado da Fazenda (SEFA) divulgou os índices e a previsão de receita de ICMS para 2014. No sudoeste, pouca modificação, mas são números que foram comemorados por pelo menos dois municípios: Francisco Beltrão e Santa Izabel do Oeste. É que pela primeira vez, estes municípios ultrapassaram os rivais: Pato Branco e Realeza, no índice. Francisco Beltrão e Pato Branco sempre disputaram esta condição. O município beltronense tem mais população e agora, passa a ter mais ICMS. Já no caso de Santa Izabel do Oeste e Realeza, Realeza tem cerca de três mil pessoas a mais, mas perde agora no valor do ICMS, que segundo informações, se deve ao impulso que o município izabelense deu para o setor de avicultura.

Quarta, 14 Agosto 2013 09:53

Raio-X

Escrito por

Suicídio – O ex-prefeito de Sulina, Carlos Olnez Dalcin, foi encontrado morto na manhã de domingo (11), dia dos pais.

Terça, 06 Agosto 2013 14:55

Raio-x

Escrito por

Visitas ilustres – O Jornal Novo Tempo recebeu na manhã de sexta-feira, em sua sede, as visitas ilustres do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, deputado Valdir Rossoni, do lider do governo na ALEP, deputado Ademar Traiano, da deputada Rose Litro, do ex-deputado, Luiz Fernandes Litro, do prefeito de Realeza, Milton Andreolli, dos presidentes das Câmaras Municipais de Santa Izabel do Oeste e Realeza, vereadores Conrado Marcon e Tânia Rodoy, respectivamente, de vereadores de Santa Izabel do Oeste, Realeza e Ampére, das rádios Aquarela FM e Danúbio Azul e de assessores da presidência da ALEP. O presidente da ALEP, deputado Valdir Rossoni disse que a visita era para um dos maiores jornais do sudoeste e do Paraná e para o amigo, diretor do JNT e ex-presidente da Adjori/PR, Sérgio Jonikaites e seus colaboradores. Na visita, Rossoni, os deputados e autoridades regionais conheceram o projeto de Educação que relata as melhores práticas das escolas municipais de Santa Izabel do Oeste, Realeza, Ampére e Pinhal de São Bento, os novos projetos de expansão, editoração e impressão do JNT e concedeu entrevista ao JNT que foi transmitida ao vivo pela Rádio Aquarela FM, de Realeza, cuja equipe de repórteres acompanhou a visita dos parlamentares. Foi um marco histórico para o jornal Novo Tempo que em seus 14 anos de atividades e 830 edições, entra num novo momento de contribuição para o desenvolvimento local e regional.

Página 4 de 24
Top