As concessionárias estão preocupadas com as vendas diretas, feitas da montadora para as locadoras de veículos.

Entenda por que, em dias de piso seco, os pneus de competição são lisos e por que não podem ser assim nas ruas

O segmento de sedãs compactos bem equipados ficou mais populoso em 2011.

A instalação de faróis de xênon - gás xenônio - em veículos foi proibida pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em todo o país. A resolução 384 foi publicada na terça-feira (7) no "Diário Oficial da União".


Segundo o Contran, a proibição das potentes lâmpadas de xênon --iluminam até três vezes mais que faróis normais-- foi implantada por um quesito de segurança: a luz forte pode ofuscar a visão dos motoristas e causar acidentes.


A resolução permite a substituição dos faróis de xênon em veículos que possuem os modelos em seus projetos originais. Os carros novos fabricados antes da norma também estão liberados.


O dispositivo chegou a ser proibido pelo Contran em 2009, mas foi liberado após regulamentação que estabelece limites de intensidade de luz.


Os kits de farol de xênon podem custar até R$ 2.000, dependendo do grau de iluminação. O dispositivo virou moda entre os amantes de carros tunados pelo aspecto estético. A instalação irregular do modelo resulta em multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Acessórios
De acordo com o Contran, a colocação de adesivos, pinturas, películas ou qualquer outro material nos dispositivos de iluminação de veículos - conhecidas como máscaras - também foi proibida.
 

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Quais os tipos de financiamento que existem?
As modalidades de crédito mais oferecidas no mercado são Crédito Direto ao Consumidor (CDC) e leasing. Na primeira, a documentação do veículo fica no nome do comprador, e por isso é possível antecipar prestações do financiamento que ainda não venceram para obter desconto em juros. No leasing, não dá para fazer isso antes de dois anos, por causa de uma exigência do Banco Central (BC).

Três em cada dez veículos de um universo de 5 milhões no Paraná estão irregulares por falta de pagamento de tributos, como licenciamento e Imposto sobre Propriedade de Veículo Automor (IPVA). Nos últimos anos, a proporção de irregulares no estado se manteve quase constante, mas, em números absolutos, já supera a frota da capital, que é de 1,26 milhão de veículos. O índice de inadimplência contrasta com o porcentual verificado em outras taxas obrigatórias: o não pagamento do IPTU em Curitiba, por exemplo, varia de 12% a 15%. Duas razões são apontadas para explicar a diferença: fiscalização deficiente e falta de punição mais severa aos proprietários.

O presidente da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Rangel, protocolou hoje requerimento solicitando a realização de Audiência Pública no Plenarinho da Casa, para tratar do Estatuto do Motorista. A reivindicação partiu do presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga (Sinditac) de Ponta Grossa, Neori Tigrão Leobet.

 por ALBERTO POLO JÚNIOR
O Brasil deixou os Estados Unidos para trás e se tornou o quinto maior produtor de veículos do mundo. Os dados da OICA (Organização Internacional dos Construtores de Automóveis) revelam que foram produzidos 2.576.628 carros no país em 2009, contra 2.249.061 dos EUA.

Em menos de um mês entra em vigor a lei que exige aulas noturnas para quem estiver fazendo CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O artigo 158, da Lei nº 9.503/97 deixa definido que devem ser realizadas aulas noturnas para obtenção de CNH. O número de aulas noturnas ainda será definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

 

A Realevel Multimarcas, com matriz em Realeza e filiais em Santa Izabel do Oeste e Ampére, inaugura hojeã a sua sede própria e a partir de sexta-feira, 19, até o dia 27 de fevereiro, realiza uma grande Feirão de Veículos, já tradicional na região, pela variedade e qualidade dos veículos oferecidos e também pelas condições super favoráveis para a aquisição do ou seminovo.

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