Bruno Peron
Pouco se sabe sobre as violações aos direitos e deveres durante o regime militar no Brasil, de 1964 a 1985. Algumas tentativas de "encurralar", "envergonhar" e "escancarar" os fatos do período pelo jornalista Elio Gaspari contrastam com o silêncio que ainda se mantém oficialmente sobre os nomes daqueles que sofreram perseguições, torturas e desaparições.

Mãe Paranaense

Ademar Traiano
O Paraná obteve avanços importantes na redução da mortalidade materna. O número de mortes em decorrência de complicações na gestação, no parto ou no pós-parto, teve uma queda de 36%, de janeiro a setembro de 2011.

Observo uma crescente preocupação, particularmente de nossos meios de comunicação, em questionar se o planeta tem recursos e capacidade para alimentar sua população, que cresce ano após ano.

Ademar Traiano
Melhorar a segurança pública do Paraná é uma obsessão do governador Beto Richa, como escrevi no meu último artigo. O foco nessa questão - que representa um clamor da maioria dos paranaenses - é demonstrado no dia a dia com ações do governo do Estado.

Bruno Peron
Aproximadamente 5 mil haitianos entraram no Brasil desde a tragédia do terremoto que sacudiu a ilha caribenha em 12 de janeiro de 2010.

 Você se considera inteligente? Com os grandes avanços nas áreas da neurologia e da psicologia, muito tem se discutido sobre a inteligência e seu intrínseco elo com a genética. Em pleno século XXI, tempo de inovações e descobertas grandiosas, vemos perturbadas definições de inteligência sendo pregadas aos sete ventos; a grande massa crê que a inteligência evoluiu e agora menospreza demonstrações magnas do saber, como por exemplo, o plantar de um fruto na época adequada; fato inteligível que acarretará maior produção e eficácia no cultivo.

Inteligência, do latim intellectus, significa etimologicamente, compreender por dentro. Definir inteligência é muito complexo, mesmo entendedores do assunto acabam caindo, muitas vezes, em definições circulares ou exemplificações. A inteligência não se trata de entender das novas tecnologias, jovem padawã. Você não é mais inteligente que seus pais por saber dar dois ou três cliques complexos em um computador; se você pode fazer isso é porque, usando de algum ramo da inteligência, seus pais ralaram para ganhar dinheirinhos! Dinheirinhos que resultaram em seu computador. Analisando a resposta externa, da inteligência de seus pais, pode-se considerar que eles são muito mais inteligentes que você, pequeno gafanhoto, tendo em vista que, seu trabalho inteligente rende frutos que saciam seus instintos paternos: manter a prole.

Não se pode dizer que um aluno é mais inteligente que outro através de notas em provas escolares. Detestava a velha história fundamental do, “Nossa, ele tirou dez! É o mais inteligente da turma.” Se uma prova tem dez questões, cada uma contendo quatro alternativas, há uma probabilidade, mesmo que pequena, do camarada acertar todas as questões marcando-as aleatoriamente... Ele tirou dez, certo? Isso faz dele inteligente? Ou digamos que ele tenha colado na prova... Dessa vez, então, ele cometeu uma atitude inteligente? Sim e não para ambos os casos. O nosso companheiro, em ambos os casos, não sabia o conteúdo cobrado em teste, correto? A saída que ele encontrou foi chutar e colar, respectivamente. Ele obteve êxito no que desejava fazer. Do ponto de vista, receber o estímulo de questionamento e responder de maneira correta, mesmo que sem intenção, ou usando de artifício contra as regras, ele deu uma resposta inteligente.
 
A inteligência não pode ser analisada através de um diagrama único. O que faz uma pessoa ser mais “inteligente” que outra, é sua perceptibilidade a um dado estímulo, a resposta que ela dará para solucionar um problema em questão. Um agrônomo é muito melhor que um advogado no assunto “aumentar aproveitamento do solo”, mas o advogado é melhor que o agrônomo se o papo for “defender um inocente.”. Todos, os que possuem massa encefálica, são inteligentes se analisarmos um dos ângulos do complexo icosaedro cerebral. Não que o cérebro seja subdividido em vinte áreas, não me entenda mal. Conhecimento ocupa espaço. A facilidade de aprendizado e de neurotransmissões de estímulos nervosos tem relação com a genética. Porém, ser sábio, ter facilidade, em um dado quesito, não o faz mais inteligente que outra pessoa. Se você se considera tão inteligente, por que é que não trouxe de volta os dinossauros? O mundo pagaria milhões por eles...

Se por algum motivo, você recebesse hoje, a notícia de seu desligamento da empresa onde trabalha, o que faria? Recebi a ligação de um amigo, que por mudanças organizacionais, foi demitido da empresa onde trabalhou durante 5 anos. Fiquei feliz, pois o objetivo do contato comigo, era para eu fazer a ponte, com outro empresário que conheço, para entregar seu currículo.

Ademar Traiano
O governo Beto Richa deu um passo fundamental para atender uma importante reivindicação do setor produtivo paranaense e dar início a uma verdadeira revolução na nossa produção agropecuária. Trata-se da criação da Agência de Defesa Agrocupeuária do Paraná (Adapar).

Bruno Peron Loureiro
Um dos grandes desafios de países de porte grande é o de integrar seus territórios, tornando próximo o distante, a fim de ter fluidez nos transportes.

Pagando Mico!

Quantas vezes você já não pagou o seu? E às vezes até porque foi induzido a ele. Como aquele atrapalhado locutor de rádio que em plenos anos noventa, anunciava solenemente a assinatura do acordo de paz para o fim da segunda guerra mundial.

Página 16 de 94
Top