Dalmir Sant’Anna

Você é comprometido com suas decisões?

Atualmente, profissionais comprometidos passam a ser destaque, diante de pessoas que não valorizam o planejamento, o processo de aprendizagem e a determinação nas decisões.

Ele (a) pode ser DISLÉXICO

Dislexia é um distúrbio no aprendizado da leitura e escrita que atinge de 10 a 15% da população mundial, é mais comum em meninos, sendo 1 menina para cada 3 meninos.
Os principais sinais são leitura lenta, onde é pronunciado uma sílaba por vez, dificuldade de escrever e inversão de letras. Também é bastante comum a troca de letras com sons parecidos como t–d; p–b; f-v; s-z ou de letras visualmente parecidas como p – q – b. E ainda pode ocorrer omissão ou repetição de letras na escrita.

Hoje, todos dizem que todos devem saber se comunicar em outra língua, principalmente o inglês! Que se você não souber falar inglês, um chinês irá roubar o seu emprego (já conheceram, caros leitores,um chinês que fale algo além de...chinês?). E que se por acaso você se perder em terras estrangeiras, como irá se comunicar?
Pois bem, creio que se o meu trabalho não exigir ou eu me tornar um nômade internacional,o inglês me servirá para que além de poder dizer que falo inglês?E chineses roubando empregos? Bom,eu pelo menos não pretendo abrir uma pastelaria...
Pais e mães do Brasil inteiro obrigam seus queridos filhos, ou apenas os colocam em cursos por mero capricho dos mesmos. Dentro de um ano a maioria deles sabe falar: “The book is on the table!”. Mas não esqueçam que curso de língua estrangeira é como qualquer outro curso, não tendo vontade, não se aprende, o dinheiro pode ajudar, porém não comprar um conhecimento pronto.
Além de tudo isso, a certas pessoas convém estudar português, antes de tentar outra língua! Conjugar verbos na nossa já é difícil, imagine em outras! Quantas vezes você já leu isso no Orkut: “Mim adicona aí, eu so um kara legau!”. 
“¡Hola! ¿Qué Tal?”, isso sim é útil nas visitas aos nossos países fronteiriços, Paraguai e Argentina! Principalmente quando pedem se você quer comprar meia e você então responde: “No! No! Gracias!”.  Agora sim você sabe o que é conhecimento útil! Pena que os manuais de tudo que você compra lá venham em inglês! Mas, dane-se, ninguém lê manuais mesmo! 
* Daniela Zandonai. E-mail:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 

Enfoque Geral

Uma grande expectativa - Realmente quem está com uma grande expectativa são os clientes do Clube de Dança Asa Branca da cidade de Realeza, uma vez que a direção daquela casa de diversões contratou para o dia 07 de maio de 2010, uma sexta feira, nada mais nada menos do que a BANDA UNIVERSITÁRIA, pois referida banda musical vem com cartaz danado, pois tem várias músicas de seu repertório que estão em quase todas as paradas de músicas, da região sul, portanto vale a pena conferir, e para isto é bom comprar ingressos antecipados para garantir o seu lugar, que segundo um de seus proprietários, o seu Osmar, espera casa cheia, e, para isto desejamos pleno sucesso na empreitada que desejam levar avante;

A capital da amizade – Eu até diria que Realeza, além de bela e trabalhadora deveria se denominar de A CAPITAL DA AMIZADE. Falo isto, tendo em vista o grande número de associações e clubes que se reúnem semanal ou mensalmente para um bom bate papo e, é claro, para saborear algum prato típico, pois a maioria destas associações leva o nome do prato que costumeiramente é feito, tal como o Clube do Carneiro e tantos outros, como dito, são vários, que torna–se impossível neste espaço mencionar, que eu diria vale até uma boa reportagem pelo nosso glorioso JNT. Mas o notável em tudo isto é o fato que nosso povo é além de trabalhador, muito amigo e servidor, pois se assim não fosse não existiram tantas associações e clubes numa cidade do tamanho de Realeza, eu diria que o povo deve continuar a se reunir de forma saudável e amiga como faz, pois sociedade como um todo só tem a ganhar;

Cuidado com a saúde - Quem alerta é a edição de 17 de abril de 2010, da Folha de Londrina, pois segundo Pesquisadores da Dinamarca, se a pessoa consumir excesso de pão branco, eleva o risco de infarto, uma vez que o consumo em demasia de carboidratos deteriora o pâncreas, e afinal de contas, não faz bem para a saúde consumir pão branco, então o dica é partir para outros tipos de pão como o de centeio e outros de cereais ao menos dosar o uso pois só assim, estaríamos evitando um mal maior. Fica, portanto, a informação, mas o correto mesmo é ter seguidamente um acompanhamento médico, assim estaríamos mais seguros de toda e qualquer situação, ligada a saúde. Outra informação da Folha de Londrina é com relação ao fato ao fato de que o ministério Público do Maranhão, fez uma acusação contra a AMBEV, após serem encontrados restos de insetos, palitos de fósforo e outras sujeiras dentro de garrafas de cerveja das marcas Skol, Brahma e Antártica. Fica aí, os cuidados que a pessoa  deve ter quando for tomar uma cerveja, para não tomar palitos de fósforo ou insetos;

Passeando por aí - Pois quem realmente andou passeando por Santa Izabel do Oeste e Realeza, no último final de semana foi a Drª Sandra Dal Molin, filha do seu Arquimedes e dona Ivone, ela que até pouco tempo foi Juíza de Direito da Comarca de Icaraima e logo assume como Juíza de Direito da Comarca de Palmas – PR. À  Drª Sandra fica os votos de sucesso na difícil tarefa de distribuir o direito, na fria cidade de Palmas, no Sul do Paraná; 

Vamos lembrando que esta coluna é lida pelos amigos da empresa Comércio de Cereais Fadrimar, na pessoa de seu proprietário, o amigo Itor De Toni e ainda pelo Nelson Roque Saugo proprietário do Restaurante e Churrascaria Beija Flor, local onde se come muito bem, e por muitos outros amigos que de momento a gente não lembra.  Fica o nosso obrigado pelo apoio que nos é dado.             Pensem nisto, enquanto eu lhes digo, até a próxima semana. Se Deus quiser.
Iglênio Luiz Schwerz, advogado estabelecido na cidade de Realeza. Fonefax: (46) 3543-1592. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 

DIVISÃO POLICIAL DO INTERIOR

19ª SUBDIVISÃO POLICIAL DE FRANCISCO BELTRÃO

DELEGACIA DE REALEZA

Um fato criminoso praticado na última sexta-feira me instigou a escrever este breve artigo.

Muitas pessoas procuram o atendimento fonoaudiológico porque pensam ter a língua presa ao perceber que tem dificuldade para falar algum tipo de som, mas nem todos os problemas de fala tem esta causa. Anquiloglossia, anciloglocia, glossopexia são algumas das nomenclaturas científicas para a denominação popular “língua presa”.

Gripe canina

 Assim como ocorre com a gripe humana, com a chegada do inverno e as mudanças bruscas de temperatura seu cão fica mais suscetível à gripe canina, também chamada de tosse dos canis ou ainda de traqueobronquite infecciosa canina. A gripe canina é uma doença respiratória contagiosa, causada principalmente pelo Adenovírus Tipo 2, o vírus da Parainfluenza e a bactéria Bordetella bronchiseptica.

Sustentabilidade é um conceito recente que tem significados muito diversificados na sociedade e cultura atual. Em termos simples, para alcançar a sustentabilidade deve-se satisfazer as necessidades humanas dos recursos naturais de forma a manter o equilíbrio entre meio ambiente e comunidade. Para isso, depende da capacidade humana em ter prudência ecológica e fazer bom uso da natureza.

Delírio tropical

Theobroma cacao! Exatamente isso que você leu, Theobroma cacao! Originária da América Central e Brasil pode atingir até 6 metros de altura e seu solo mais fértil está lá no solo do rebolado, a Bahia! De quem estou falando? Do cacaueiro minha gente! Digníssimo, excelentíssimo Senhor Cacaueiro! Não vamos entrar na botânica, vamos entrar na parte gastronômica e todo lado afetivo que isso me causa, por quê? Por que eu o amo, eu amo chocolate ( e se você não ama, não negue que goste ao menos um pouquinho! )

Enfoque Geral

Um grande representante - O mundo inteiro conhece o cidadão Paulo Roberto Falcão, aquele que jogou no S. C. Internacional de Porto Alegre, na Roma da Itália, tendo sido conhecido como o Rei de Roma, além é claro, de ter jogado na Seleção Brasileira. Pois talvez pouca gente sabe, o Rei de Roma nasceu nas proximidades da cidade de Abelardo Luz (SC), a uma distância de uns 200 quilômetros daqui de Realeza. Pois há poucos dias, quando estive na cidade de Abelardo Luz, fiquei sabendo que ele nasceu logo adiante do Posto Fiscal, na entrada da cidade, e antes de passar o Rio Chapecó. E, quando ele retornou da Itália ele esteve visitando a cidade e o seu padrinho que ainda e vivo e mora naquela linda cidade, cuja homenagem da cidade a ele, Falcão, foi destinado um ginásio de esportes com o seu nome.

Página 85 de 94
Top