O adorável vira-lata

O vira-lata é o cão mais popular do mundo.

A Medicina Veterinária, profissão oficializada no Brasil em 1918 e regulamentada em 1933, no dia 9 de setembro, data que ficou consagrada a categoria profissional, é considerada uma profissão bastante eclética, pois está, atualmente, inserida num abrangente contexto que envolve, além da prevenção e cura de afecções das diversas espécies animais, a produção e a inspeção de alimentos, defesa sanitária animal, saúde pública, ensino superior, pesquisa, extensão rural e a proteção da fauna.

Educando seu Filhote !!

Algumas das coisas feitas pelo cão, senão a maioria, estão totalmente ligadas aos atos e atitudes do dono em relação a ele. Ele irá se acostumar com sua voz chamando-o e com o nome dele, e alguns comandos são ensinados pela repetição.

Muita gente pensa que para um cachorro ser feliz basta dar água, comida e um pouco de carinho. No entanto, é um pouco mais do que isto. Casa, comida e roupa lavada? Definitivamente não.

Desde a muitos anos atrás chamam o mês agosto de “o mês do cachorro louco”, provavelmente porque nesse mês, de mudança de estação primavera/verão, há uma grande ocorrência de cio das fêmeas, com maior aglomeração e promiscuidade dos animais com uma maior procura dos machos pelas fêmeas e conseqüentes motivos para agressões entre os cães e transmissão da raiva. Sendo assim, loucos eles ficam pelas fêmeas em cio, e não por estarem com raiva.

SAÚDE E BELEZA

Nos dias de hoje, a convivência das pessoas com os seus cães é muito próxima. Nossos amigos ficam dentro de nossas casas, dormem perto de nós e de nossos filhos, passam bastante tempo ao nosso lado e é comum serem considerados como um membro da família.

Assim como ocorre com a gripe humana, com a chegada do inverno e as mudanças bruscas de temperatura seu cão fica mais suscetível à gripe canina, também chamada de tosse dos canis ou ainda de traqueobronquite infecciosa canina.

Por não estar acostumado a dormir sozinho, geralmente o filhote chora muito à noite. Mas muitos cães adultos também fazem isso devido a traumas, ansiedade ou mimos.

O mau hálito geralmente é provocado pelas bactérias da placa que se formam na superfície do dente, principalmente próximas da gengiva. 

Para quem tem bichinhos de estimação a Copa do Mundo não é apenas motivo de festa.

Página 5 de 7
Top