PET X BEBÊ

Cães e gatos, principalmente os mais dóceis, são ótimas companhias para as crianças, que além de gastarem energia com o amiguinho, ainda assumem responsabilidades no seu trato. Mas a chegada de um bebê ou o convívio entre pets e crianças pequenas requer alguns cuidados.

Alergias

Dentre as alergias, a mais freqüente   é a alergia a picada de pulgas. Isto ocorre devido às condições climáticas favoráveis à procriação deste inseto, ocorrendo uma grande incidência desta alergia em meses mais quentes. Atualmente, existem várias maneiras de controlar esse problema.

Gripe canina

 Assim como ocorre com a gripe humana, com a chegada do inverno e as mudanças bruscas de temperatura seu cão fica mais suscetível à gripe canina, também chamada de tosse dos canis ou ainda de traqueobronquite infecciosa canina. A gripe canina é uma doença respiratória contagiosa, causada principalmente pelo Adenovírus Tipo 2, o vírus da Parainfluenza e a bactéria Bordetella bronchiseptica.

O chocolate é muito popular como guloseima para os animais. A maior parte das pessoas adora chocolate e muitos dos cães também. No entanto o chocolate não deve ser dado a animais. O chocolate contem um alcalóide chamado Teobromina. Este é um produto  que sendo  usado como um diurético , estimulante do coração ou como vasodilatador,   pode ser venenoso em  excesso.

É evidente que você nunca vai precisar dizer que esta animado ou desanimado para um animal, porque ele sabe exatamente como você se sente. Pense nas belas historias já descritas em jornais ou revistas, de animais de estimação que confortaram ou mesmo salvaram seus donos doentes e ou deprimidos. Um estudo francês concluiu que os cães também usam o olfato para ajudar a distinguir os estados emocionais dos seres humanos. É claro que não entendem o contexto de nossos problemas, se perdemos o emprego ou a namorada. Mas tais situações criam emoções que são universais para qualquer espécie, e essas eles entendem muito bem.

Antes de pensar em acasalar seu animal, você deve analisar bem fatores como: tempo disponível para cuidar da ninhada, custos com assistência veterinária e exames, e o destino dos filhotes. Para o acasalamento, siga os seguintes passos:

Embora muita gente não se incomode com as simulações sexuais que os cães fazem, principalmente em suas pernas, a grande maioria das pessoas detesta, especialmente quando elas acontecem perto de crianças e visitas. E, infelizmente, acabar com esta mania não é tarefa fácil. Exige paciência e persistência para chamar sempre a atenção do cão quando acontece.

Tudo bem, filhote faz barulho, sujeira, muda a rotina da casa, pode até estragar o pé da mesa da sala, roer o chinelo do vovô ou encher o quintal de pêlo. Mas ainda assim, acredite, vale a pena ter um animalzinho de estimação. A criança tem muito que aprender na relação de amizade com o seu amigão peludo. Hoje em dia, as crianças, desde cedo enfrentam pressões sociais que geram estresse e inseguranças.

Nos últimos tempos tem vindo a acentuar-se uma ridícula discriminação contra certas raças de cães devido a alguns incidentes ( alguns deles fatais) chegando alguns países a impor legislação a proibir a criação e importação da ditas raças de cães consideradas perigosas. Um cão das raças ditas perigosas se bem educado nunca provocará nenhum acidente nem constitui um perigo á sociedade.

SERÁ QUE COMPRO UM PET?

Você certamente tem as mais  variadas razões para querer um animal de estimação.  Talvez esteja procurando companhia, viva só e queira um cão para acompanhá-lo nas suas caminhadas, ou um gato para ficar ao seu lado enquanto você assiste ao seu programa de televisão preferido. Quem sabe queira escutar o canto de seus pássaros na janela ou prefira observar a algazarra de um hamster entretido com seus brinquedos. De qualquer forma, procure se perguntar se aquilo que você quer é um pet. Os animais de estimação fazem parte do dia-a-dia das pessoas há milhares de anos. Ninguém pode afirmar com certeza quando e como começou a domesticação de animais, mas algumas teorias foram criadas na tentativa de explicar este processo. 

Página 6 de 7
Top