A presidenta Dilma Roussef lançou no dia 28/04, o Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego,

O “ato de bem receber” será o tema da I Semana de Gestão e Hospitalidade a ser realizada no Instituto Federal do Paraná (IFPR), Câmpus Curitiba, nos dias 7 e 8 de junho.

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) oferece 200 vagas em cinco cursos superiores, para ingresso no segundo semestre de 2011, nas cidades de Curitiba e Palmas. As vagas serão ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para concorrer, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e se inscrever para o Sisu pelo site do Ministério da Educação (MEC).

Em breve, o cronograma de inscrições será divulgado pelo MEC.

Dos cinco cursos oferecidos pelo IFPR, três oferecem todas as vagas pelo Sisu, já as duas licenciaturas reservam 50% das vagas para o Sisu e os outros 50% serão preenchidas por meio de seleção própria, tendo como público alvo os professores da rede pública de educação básica.

Veja, a seguir, os cursos oferecidos pelo IFPR

Câmpus Curitiba

Ciência Contábeis – 50 vagas (noturno)

Câmpus Palmas
Licenciatura em Ciências Biológicas – 25 vagas (noturno)
Bacharelado em Direito – 50 vagas – (noturno)
Bacharelado em Engenharia Agronômica – 50 vagas (vespertino e noturno)
Licenciatura em Química – 25 vagas (noturno)
 

A primeira Sessão de Debate promovida pelo Fórum Estadual de Educação, que discute o Plano Nacional de Educação (PNE) 2011/2020, será realizada no dia 23 de maio, no Campus Curitiba da UTFPR. Em seguida, cidades de várias regiões do Estado do Paraná sediarão Sessões de Debate. O encerramento será no dia 20 de junho, também em Curitiba.

O Colégio Estadual Guilherme de Almeida - CEGA - de Santa Izabel do Oeste, está preocupado com a segurança e integridade dos alunos e resolveu inovar na questão de segurança.

Nos dias 14, 15 e 16 de julho acontecerá em Toledo-PR o 1° Congresso de Educação da Região Oeste do Paraná.

O Paraná planeja implantar em 2012 um sistema próprio de avaliação do ensino na rede pública. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) está desenvolvendo uma ferramenta que permitirá analisar o desempenho dos estudantes, a exemplo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do governo federal, e traçar um panorama para novas políticas públicas de acordo com as demandas encontradas. Serão avaliados alunos do 6.º e 9.º ano do ensino funda-mental e do 3.º ano do ensino médio.

Funenseg, prefeitura de Paranavaí e secretaria de Educação levam o Programa
"Se Essa Rua Fosse Minha" a mais de 1.800 alunos

Uma iniciativa que visa a segurança e educação no trânsito foi levada à rede municipal de Ensino de Paranavaí (cidade-pólo/Noroeste). O Programa de Conscientização no Trânsito "Se Essa Rua Fosse Minha" foi aplicado a mais de 1.800 alunos do Ensino Fundamental.

A ministra-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, Helena Chagas, afirmou hoje que o governo espera para breve a aprovação da lei geral de acesso à informação, que tramita no Congresso. "O governo apoia integralmente e queremos que seja aprovada logo. É um grande passo para a democratização do acesso à informação", disse, em um seminário para comemorar o dia mundial da imprensa promovido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em Brasília.

Prefeituras deixam de prestar contas de gastos com educação e podem ficar sem recursos federais

Cerca de 70% das prefeituras de todo o país podem parar de receber transferências voluntárias do governo federal porque não prestaram contas do dinheiro investido em educação em 2010. O prazo termina neste sábado e, até a tarde de terça-feira (27), apenas 1.646 dos mais de 5 mil municípios tinham enviado a prestação de contas.

Página 74 de 82
Top