Começaram na segunda-feira as aulas do primeiro semestre de 2010 na Vizivali – Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu. Para acolher de forma calorosa os calouros e veteranos, os professores e coordenadores de cursos da instituição aguardaram os estudantes nas portas de entrada da faculdade com um brinde composto por um cartão com a Oração do Acadêmico e uma caneta.

A Famper de Ampére está com inscrições abertas par ao Vestibular Agendado com provas até o dia 26 de fevereiro, par ao curso de Serviço Social, com duração de quatro anos e aulas no período noturno. Maiores informações na Secretaria Acadêmica da Famper, em Ampére, ou pelo fone: (46) 3547-3031, por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou pelo site: www.famper.com.br.

O Colégio Estadual Presidente Vargas de Pinhal de São Bento está com as matriculas abertas para o EJA – Educação de Jovens e Adultos. As vagas são para os período noturno e oportunizam acesso ao ensino aos trabalhadores que não tem condições de frequentar a sala de aula em outros períodos.

Os interessados devem procurar o Colégio em qualquer horário para que seja efetuada a matrícula. A partir do momento da matrícula, o aluno precisa freqüentar 200 horas/aulas. Os alunos devem ter acima de 18 anos.

A UFFS (Universidade Federal Fronteira Sul) Campus de Realeza contou com o maior número de inscritos em seu primeiro processo seletivo, foram 1.819 inscritos para 270 vagas uma média de 6,74 aluno/vaga.

Um dia inesquecível para muitos estudantes, pois é o primeiro de uma vida educacional. Para outros, um dia muito aguardado, pois é hora de reencontrar os amigos, os professores, conhecer sua sala de aula e seus novos colegas de classe.

A secretaria municipal de Educação de Planalto começou os trabalhos no dia 01 de fevereiro com a distribuição de turmas aos professores de todas as escolas do município. Nos dias 02, 03, 04 e 05 de fevereiro, os professores realizaram planejamento e organização das escolas para recepcionar os alunos para as atividades que começaram dia 08, segunda-feira.

Pais e responsáveis devem ficar atentos a exageros e abusos cometidos por escolas na hora de pedir a lista de material dos alunos. A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon-PR) orienta que a lista deve ser compatível com as atividades a serem desenvolvidas e não pode conter itens que sejam de uso coletivo como sabonete e papel higiênico. Em algumas listas, além da taxa de material, precisa comprar três unidades de sabonete líquido, duas de hidratante, quatro pacotes de papel higiênico. Outros itens de higiene pessoal como guardanapo, caixas de lenços de papel, álcool líquido, 100 palitos de sorvete e 100 de churrasco, 100 folhas de papel sulfite, massa de modelar, entre outros também foram pedidos em algumas escolas. É importante que os pais discutam a questão do material com a instituição desde o começo. O Procon também orienta que a escola não pode exigir a compra em loja própria, tanto de materiais como do uniforme, nem indicar ponto de venda. Antes da compra, os pais e responsáveis devem verificar o que sobrou do material escolar do período anterior para ver o que pode ser reaproveitado. Além disso, é preciso fazer uma pesquisa de preços. Em um levantamento realizado entre 11 e 14 deste mês, o Procon do Paraná encontrou diferenças de até 233,3% entre um revendedor e outro. Foram considerados os preços de 128 itens e a relação está disponível no portal www.procon.pr.gov.br. O consumidor deve clicar no link pesquisas, depois em pesquisas de preço e em material escolar.

Tania Santor

A maioria das escolas estão com a programação de início do ano letivo, pra o dia 08/02. O calendário faz parte praticamente de toda rede pública. As escolas da região já estão trabalhando em ritmo acelerado para que tudo esteja pronto para o início do ano letivo. O Colégio Estadual Doze de Novembro, de Realeza está realizando nesta última semana, todos os ajustes finais. Segundo o diretor Moacir Marchi Furtado, as matrículas foram calmas, porém ainda restam vagas para o ano de 2010. "Geralmente o turno mais procurado é o matutino, e para este ano já não há mais vagas sobrando, no entanto, vagas para os períodos noturno e vespertino, que só serão preenchidas nos últimos dias".

Os alunos que ingressam nas escolas particulares chegam à primeira série já com larga vantagem em relação às crianças de escolas públicas. E essa desigualdade nas médias pouco se altera até o final da quarta série do ensino fundamental.

Estudantes de jornalismo da Faculdade Assis Gurgacz, de Cascavel realizaram em Salto do Lontra, dia 14 de novembro, o workshop "Comunicação e Novas Mídias" para o Conselho da Mulher Empresária e Executiva.

Página 82 de 84
Top