Palestra sobre gestão da propriedade e aumento da produção leiteira

Palestra sobre gestão da propriedade e aumento da produção leiteira

Na manhã de segunda-feira (15), no Centro Cultural, a Secretaria de Agricultura de Santa Izabel do Oeste, com apoio do Sicredi Fronteiras, agência de Santa Izabel, realizou uma palestra com o tema:

“Como Aumentar a Produtividade Leiteira”, que foi ministrada pelo médico veterinário, mestre em extensão rural e doutor em zootecnia, Sandro Charopen Machado. “Os temas abordados foram sabotadores de produção e o processo de gestão da propriedade leiteira. A importância é que vemos a evolução da atividade leiteira em vários setores como nutrição, reprodução, genética e bem-estar animal, mas precisamos fazer andar na mesma velocidade a gestão das propriedades, que é identificar os sabotadores e o que rouba o dinheiro da propriedade sem o produtor ver. O importante é fazer com que tudo evolua, trazendo renda e qualidade de vida, através de mudanças que tem em sua maioria custo zero”, explica Sandro.

Quem também participou do evento, foi o produtor João Machado da Linha Jacutinga, que fala a respeito da situação vivida pelos produtores: “Hoje praticamente não compensa, a gente não visa lucro. O produtor de leite não tem domingo, nem feriado e trabalha se tiver tormenta ou o prejuízo fica maior ainda. Temos esperança que essa situação melhore”.

“Gostaria de agradecer ao Sicredi Fronteiras que foi parceiro em trazer essa palestra. Precisamos motivar os produtores. Como agricultura, queremos proporcionar isso com capacitação, programas como Promaq que reduz o  valor da hora máquina para os produtores e a recarga de nitrogênio mensalmente, mas o mais importante é que o produtor se mantenha firme, que a gente junto encontre uma saída. Estaremos em Beltrão, no movimento em prol da cadeia leiteira, estamos todos juntos pelos nossos produtores”, explica o vice-prefeito e Secretário Municipal de Agricultura, Moacir Maróstica.

Também participaram da frente honra do evento: o gerente da Sicredi Fronteiras, Uilson de Quadros, a agrônoma Deonilce Retka, o vereador João Vitor Bueno Storchi e o veterinário Oriali Dalberto.

Artigos relacionados

Bovinocultura de leite avança em Manfrinópolis

Conserto simples e barato

Zucchi participou de reunião do Conselho de Agricultura