Login no Site







Esqueceu seu login?
Sem conta ainda? Registrar

Pesquisa personalizada
 

Últimos Comentários

Mais um feriado – Na próxima segunda-feira, 02 de novembro – Dia de Finados, teremos mais um feriado e por causa disso, a circulação do Jornal Novo Tempo se dará na quinta-feira, dia 05 de novembro. Esta é a última alteração do dia de circulação neste ano de 2009, que na maioria das vezes, teve os dias de feriado, na segunda-feira, dificultando o fechamento da edição e sua impressão.

Eleições da Amsop e Acamsop/13 – Os prefeitos e vereadores da região sudoeste já se mobilizam para a eleição das diretorias da Amsop (prefeitos) e Acamsop/13 (vereadores). Como é ano eleitoral, os caciques tem grande interesse na representação que se obtem com as presidências das duas instituições. Por incrível que pareça, o governador, em fim de mandato, tem grande influência e quer representação. Porém, percebe-se que os vereadores e prefeitos querem dirigentes afinados com o atual governo e com o próximo que será eleito em outubro de 2010. Sim, em outubro, pois as pesquisas de opinião já apontam que dificilmente teremos 2º turno para o governo no Estado do Paraná. O futuro presidente de qualquer das instituições deverá ter jogo de cintura para promover a apresentação da região ao futuro governador, Beto Richa (PSDB) ou Osmar Dias (PDT).

Perguntar não ofende – Aliás, por falar em Amsop, qual mesmo é a sua finalidade? Em outros tempos, a Amsop se fazia representar e era ouvida pelos governos. Agora, só serve para fazer repasse de recursos para a televisão que não é sintonizada em lugar algum. Quando precisam informar o povo, procuram os jornais, mas querem informação de graça. Aliás, os jornais tem feito isso gratuitamente, mas a contra partida é investimento em imagem engarrafada. Que o próximo presidente e sua diretoria, exerçam a função com atitude.

Acerto a vista – Com a assinatura do senador Osmar Dias (PDT) para a criação da CPI do MST, o PT ficou com um pé atrás. O deputado André Vargas (PT) quer candidatura própria e sugere Gleisi Hoffmann, esposa do ministro do Planejmaento Paulo Bernardo. Ele acredita que a presidenciável Dilma teria um palanque de confiança no Paraná. Diante disso, um grupo tucano, bem ligado a Osmar e a Beto, pois o Álvaro Dias está praticamente fora de combate, pois perdeu o diretório estadual do PSDB para Beto Richa, por nomeação de Brasília, o que representa dizer que o tucanato nacional está mais para Beto, planeja a junção de Beto e Osmar e montar uma chapa, imbatível. Nesta proposta, Beto seria candidato para governador e Osmar para senador. Nesta articulação, além de tucanos, estão o DEM, PPS, PP e grande parte do PMDB que está com pouca vontade de embarcar na canoa de Pessuti.

Incógnita – Numa disputa para o Senado entre Gustavo Fruet (PSDB), Ricardo barros (PP), Gleisi Hoffmann (PT), Roberto Requião (PMDB) e Osmar Dias (PDT), quais venceriam? São dois votos para duas vagas e ninguém pode esquecer do que aconteceu da outra vez. O primeiro voto foi para Osmar (o favorito) e o segundo voto acabou indo para Flávio Arns (PT naquela época), um zebrão.

Linha aérea – Lideranças garantem que em 2010 o sudoeste terá linha área. A proposta é que um dia, saia de Pato Branco e noutro dia, de Francisco Beltrão. Com isso, praticamente fica sepultada a idéia do Aeroporto Regional, em Renascença. Sobra por enquanto, o braço da Ferroeste. Será que dá?

Leite em pó – Há dois anos foi um frisson. Agora, todos se calam. Aumenta a produção de leite e diminui o entusiasmo da Fábrica de Leite em Pó. O que aconteceu com o projeto que já teve investimentos públicos e era para estar sendo edificado? Os produtores de leite estão esperançosos, ainda.

Frota de veículos cresce até 240% em oito anos nas maiores cidades do país - Entre 2001 e 2009, o Brasil ganhou mais de 24 milhões de carros, caminhões, motocicletas e outros veículos - uma alta de 76% na frota total. Mas em algumas das maiores cidades brasileiras, a expansão foi bem mais elevada: supera os 240%, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), vinculado ao Ministério das Cidades. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) determinou que todas as cidades e estados com mais de 3 milhões de veículos adotem inspeção veicular obrigatória para controlar a poluição. Segundo especialistas, o aumento da frota está relacionado à permanência nas ruas de veículos antigos, mais poluentes que os novos. Levantamento da evolução da frota em todas as capitais e nas cidades maiores de 400 mil habitantes considerando a estimativa da população feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) neste ano, registra por exemplo, que em Aparecida de Goiânia (GO), a frota de veículos registrou incremento de 247% em oito anos. A capital tocantinense Palmas teve alta de 239% no mesmo período. Em São Paulo (SP), a frota de veículos aumentou 47% e no Rio, 34%.

E ainda alguém acha que existe seriedade? - Aquela fala do Lula, sobre o Judas: "No Brasil, se Cristo tivesse entrado para a política teria que se aliar a Judas". Será que ele quer colocar Cristo como vice da Dilma?! Cristo vai negar. Mas dizem que Lula ofereceu 30 moedas para ele sair de vice, aí Cristo disse: "Prefiro me aliar a Judas".

Frase -   ''Não é fácil governar com a poderosa máquina de fiscalização.'' Lula, o primeiro presidente ''nahistóriadestepaís'' a pedir menos fiscalização.

MST faz o PT arquivar projeto antiterrorismo - Temendo ''atingir'' o MST e outros ''movimentos sociais'', o deputado Eduardo Valverde (PT-RO) retirou da Câmara o projeto de lei sobre o terrorismo no Brasil, que tramitava há dois meses, propondo ''defender a sociedade da violência urbana e inibir ações terroristas''. Na época em que o projeto foi elaborado, São Paulo sofria ataques da organização criminosa ''PCC'' e, no Rio, ônibus eram queimados. Eduardo Valverde diz que seu projeto regulamentava Constituição, mas o PT temia ''criminalizar o MST'', e essa não era sua ''intenção''. O projeto atendia a resolução da ONU, mas foi acusado por ''ativistas'' de direitos humanos de ''transformar crimes comuns em terrorismo''.

Governo Lula investe pouco em segurança - Enquanto o crime avança, no Rio de Janeiro, o governo Lula registra números incômodos: de 2001 a 2008, investiu apenas R$ 7,5 bilhões para financiar ações de segurança pública (menos que 1% do PIB), mas gastou R$ 52,7 bilhões no programa Bolsa Família, por exemplo, acusado de desvios. Em 2008, o investimento na segurança dos cidadãos foi de apenas 0,25% do PIB, segundo a Ong Contas Abertas.

Outro mundo - Em nota, o governo Lula se diz ''profundamente preocupado com a espiral de violência''... na Somália, onde mais de trinta morreram em uma guerra de facções. No Rio, foram 42 mortos em sete dias.

Fantasia - Há, segundo o noticiário, 45 candidatos a gari no Rio com doutorado, 22 com mestrado e 1.026 com nível superior completo. Se for verdadeiro é preciso uma avaliação (tipo Enem, Enade) sobre graduação e pós-graduação urgentemente.

Vereadores arrependidos... - Líderes do movimento de vereadores arrependem-se do fuzuê que fizeram no Congresso, sobre a emenda que criou mais de 7 mil vagas em todo o País. O caso está nas mãos do STF, que julga o caso nesta quinta. Os vereadores reconhecem que passaram uma imagem de farristas e deixaram em segundo plano o fato de o Congresso haver obrigado as Câmaras a reduzir custos, e não a aumentá-los para abrigar salários.

Criminalidade - Os relatórios da própria Secretaria de Segurança Pública, constata a seguinte realidade: somados, a capital e os municípios vizinhos registraram nos primeiros seis meses deste ano 714 homicídios dolosos, ao passo que no mesmo período de 2008 a soma foi de 606. Houve um acréscimo, portanto, de 17,5% nos assassinatos. Em 12 meses (junho de 2008 a junho de 2009), foram 1.383 assassinatos em Curitiba e região metropolitana. Para uma população de 3,25 milhões de habitantes, esse número, quando traduzido para o índice usual (número de casos para cada grupo de 100 mil habitantes), a taxa chega a 43 – atualmente uma das mais altas entre capitais brasileiras. No ano passado, a taxa de homicídios era de 39. O índice estadual médio de 2008 foi de 26,5 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes (a população do estado, estimada pelo IBGE, era de 10,25 milhões). Quando assumiu, em janeiro de 2003, o atual governo encontrou a taxa de 23. Houve, portanto, um crescimento de cerca de 15% no índice paranaense nesse período.

Reforma agrária - Pesquisa feita pelo Ibope nos maiores assentamentos de reforma agrária do país revela que 72,3% deles não geram renda. Descobriu-se o seguinte: 1. 37% das propriedades não produzem nada; 2. 10,7% não produzem nem o suficiente para a família; 3. 24,6% produzem apenas o suficiente para o consumo da família; 4. 27,7% produzem o suficiente para a familia e excedente para a venda. A sondagem foi feita por encomenda da CNA (Confederação Nacional da Agricultura). Os pesquisadores do Ibope bateram à porta dos assentados entre os dias 12 a 18 de setembro. Visitaram nove dos cerca de 8 mil assentamentos implantados pelo Incra no país. Não foram escolhidos a esmo. Todos os assentamentos incluídos na pesquisa têm mais de 15 anos de implantação. São considerados “emancipados”. Significa dizer que os assentados já receberam todas as verbas públicas a que teriam direito. Em tese, deveriam caminhar com as próprias pernas. A julgar pela principal revelação da pesquisa – 72,3% dos assentamentos não geram renda - a pretensa emancipação é uma quimera. Segundo o Ibope, metade da renda dos assentados (49%) vem de atividades que não estão associadas à exploração da terra. Há mais: 37% das famílias assentadas sobrevivem com apenas um salário mínimo por mês.

Ítems mais atuais:
Ítems mais antigos:

Adicionar comentário

Comente esta notícia! Mostre sua opinião para nós, ela é muito importante.


Código de segurança
Atualizar

2010 © Copyright - Jornal Novo Tempo ® - Todos os direitos Reservados - Fone: (46) 3542-1494 / 9975-2034
Proibida reprodução total ou parcial de qualquer mídia (escrita ou visual) sem previa autorização por escrito.
Hospedagem e Desenvolvimento do site: R3 Sistemas e BetoINFO Informática e Internet