Qua, 11 de Agosto de 2010 16:07
O município de Dionísio foi sede do último encontro de capacitação do programa Líder – Liderança para o Desenvolvimento Regional, promovido pelo SEBRAE em parceria com 39 municípios da região, que envolvem a tri-fronteira: Santa Catarina, Paraná e Argentina.
O programa iniciou em setembro de 2009, com a participação de mais de 50 lideranças, entre prefeitos, vereadores, secretários, empresários e representantes de entidades, que reuniram-se regularmente para participar de um dos mais novos programas comportamentais do SEBRAE. O Líder foi criado pelos consultores Augusto Portugal, do Rio Grande do Sul, e Inocêncio Magella, de Minas Gerais, sendo que ambos coordenam os trabalhos desse grupo, que é o terceiro do Brasil a ser formado e o primeiro de SC concluído.
Encerramento
Na manhã de sexta-feira, dia 06, com a presença de aproximadamente 500 pessoas no Clube Independente, aconteceu o encerramento da Capacitação do Líder. Na oportunidade ocorreu a apresentação dos eixos do Caminhos da Fronteira como proposta de desenvolvimento regional. Os eixos envolvem atividades nos setores da Educação, Turismo, Agroecologia e Produtos Locais. Como forma de agradecimento e fortalecimento dos vínculos criados durante o programa, todos os participantes receberam quadros/certificados, demonstrando o comprometimento do grupo com a região.
Desenvolvimento
O método de todo o programa gira em torno da busca de desenvolvimento por meio de ações de lideranças. Em cada módulo os consultores abordaram temáticas diferentes para mobilizar, qualificar e integrar as lideranças, para a formação de um programa de desenvolvimento sustentável regional, com ênfase ao incentivo do crescimento dos pequenos negócios. Conforme o diretor técnico do SEBRAE/SC, Anacleto Ortigara, que prestigiou o encerramento do programa, as atividades não encerraram, mas sim, um novo ciclo de comprometimento das lideranças em parceria com o setor produtivo inicia. “O SEBRAE continuará dando suporte para as ações desenvolvidas daqui para frente, onde os setores produtivos, os empresários, serão a peça chave do desenvolvimento”, comentou.
No evento também participou o gerente de políticas públicas do SEBRAE Nacional, Bruno Quick, que avaliou a região da tri-fronteira como grande potencial de desenvolvimento econômico e principalmente turístico, pelas integração de países, belezas naturais e a produção de alimentos. Participaram do evento de encerramento os secretários Regionais de Dionísio Cerqueira Flávio Berté e de Itapiranga Jorge Welter, 18 prefeitos dos municípios de Santa Catarina, do Paraná e da Argentina, o Ministro de Ecologia, Recursos Naturais, Renováveis e Turismo da Argentina Horácio Blodek, presidentes de Câmaras de Vereadores, secretários municipais e lideranças regionais.
- 14/08/2010 - Governador do Rotary esteve em Salto do Lontra
- 13/08/2010 - Criado Grupo da Melhor Idade em Salto do Lontra
- 13/08/2010 - Ovinocultura de corte é opção para a região
- 12/08/2010 - Governador Pessuti visita a Feira do Melado e ouve reivindicação sobre estradas e aduanas
- 12/08/2010 - Candidato a vice-governador visita Santa Izabel do Oeste
- 11/08/2010 - Dois Vizinhos sedia VI Congresso Educacional
- 09/08/2010 - Latco se destaca entre os maiores laticínios do País
- 06/08/2010 - Santa Izabel do Oeste tem Rotary Club
- 05/08/2010 - Balde Cheio ainda tem vagas para produtores de Salto do Lontra
- 05/08/2010 - Projovem realizou festa Julina






