SERÁ QUE COMPRO UM PET?

Você certamente tem as mais  variadas razões para querer um animal de estimação.  Talvez esteja procurando companhia, viva só e queira um cão para acompanhá-lo nas suas caminhadas, ou um gato para ficar ao seu lado enquanto você assiste ao seu programa de televisão preferido. Quem sabe queira escutar o canto de seus pássaros na janela ou prefira observar a algazarra de um hamster entretido com seus brinquedos. De qualquer forma, procure se perguntar se aquilo que você quer é um pet. Os animais de estimação fazem parte do dia-a-dia das pessoas há milhares de anos. Ninguém pode afirmar com certeza quando e como começou a domesticação de animais, mas algumas teorias foram criadas na tentativa de explicar este processo. 
Seja como for, está provado que os pets vêm auxiliando o homem das mais diversas formas, tanto no trabalho quanto em relação à própria saúde. Estudos feitos pelos maiores centros de pesquisa em todo o mundo comprovam que a presença de um animal de estimação contribui para a saúde física, mental e emocional de seus proprietários.
Eles podem reduzir o risco de ter algumas  doenças, estudos recentes com crianças mostram que os pets podem melhorar suas habilidades sociais e cognitivas, além de ajudarem a desenvolver um senso de compaixão e auto-estima.
Existem outras maneiras como um pet pode ajudar o ser humano: como cão-guia para deficientes visuais, cão farejador de drogas, cão de resgate e salvamento e cão de pastoreio. Gatos, pássaros e peixes são usados em programas de socialização de crianças e idosos. Cada pet possui características únicas, que fazem com que sejam sempre úteis a seus proprietários.                                      
(Méd. Vet.. Claudemir Dal Molin- Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.).
 

Artigos relacionados

Quem é perigoso, os donos ou os cães ?

Dicas para viajar com seu pet