O senador Sérgio Souza (PMDB/PR) apresentou projeto de lei para determinar que as empresas que operem frotas de táxis com 20 ou mais veículos tenham ao menos 5% da frota adaptada para o acesso de pessoas com deficiência para evitar que eles sejam retirados de suas cadeiras.
Pela Constituição Federal, é obrigação do Estado a proteção e garantia dos direitos das pessoas com deficiências. Para Sérgio Souza, os cidadãos cadeirantes preferem fazer seus deslocamentos, sempre que possível, sem a necessidade de ajuda externa ou de que sejam obrigados a ser retirados de suas cadeiras de rodas.
“Isso porque eles querem se sentir produtivos e capazes de gerir suas vidas sozinhos, como o restante da população. Nesse sentido, é importante que haja táxis adaptados para as peculiaridades desses brasileiros, de forma a não obrigá-los a saírem de suas cadeiras para se acomodarem nesses veículos”, afirmou o senador. Em SP, diversos táxis já contam com adaptações.
Sérgio Souza cita que a aquisição dos táxis conta com incentivos fiscais e que esses benefícios também devem ser revertidos para a sociedade de alguma forma.
Geral
Redação Jornal Novo Tempo
Acessos: 345
Projeto de Sérgio Souza determina frota de táxis adaptada para acesso de cadeirantes
Redação Jornal Novo Tempo
Acessos: 345